Backlight e Flex Cable para Câmera Digital

Backlight de displays LCD`s de Câmeras Digitais O sistema de iluminação dos displays LCD, também conhecido como backlight, é responsável por produzir a luz de fundo do LCD. Essa...

Backlight de displays LCD`s de Câmeras Digitais

O sistema de iluminação dos displays LCD, também conhecido como backlight, é responsável por produzir a luz de fundo do LCD. Essa iluminação é necessária para a visualização das imagens reproduzidas no Display LCD.camera

Nos dispositivos móveis, que é o caso das câmeras digitais, o método mais usado para a iluminação é o uso de diodos LED os quais possuem uma eficiência energética superior a outros métodos de iluminação.

Para uma luz de fundo mais clara, a luz é primeiro passada através de um guia de luz, ou seja, uma camada especialmente concebida de plástico, que difunde a luz através de uma série de saliências desigualmente espaçados. A luz difusa viaja para cada lado do difusor voltada para o painel do LCD.

lcd

A parte traseira do backlight tem um refletor para guiar a luz de outro modo desperdiçada, na direção do painel de LCD. O refletor é, por vezes, feita de folha de alumínio, ou então é apenas uma superfície branca pigmentada.

Entre o guia de luz e o painel de LCD é geralmente colocado um refletor polarizador o qual aumenta muito a eficiência, refletindo repetidamente qualquer luz não polarizada, que de outra forma seriam absorvido pelo polarizador traseiro do LCD.

 

 

O que é flex cable?

Muitas pessoas quando recebem o orçamento de conserto de sua câmera digital fotográfica ou filmadora se deparam com a descrição de defeito no flex cable, no brasil também chamado de cabo flex ou flat. flex-cable

Esse peça nada mais é do que uma placa de circuito impresso flexível muito fina, com diversos fios ou trilhas e com a característica de ser flexível.

Ao lado é possível verificar um modelo de flex com diversas trilhas. Em sua ponta é possível ver os terminais de cobre onde é feita a conexão com o circuito eletrônico onde ele é ligado.

JVC GR-D815, D820, D822, D825, D850, D859, D870. Esse flex possui a função de levar os sinais de energia da placa da câmera até o display LCD onde é exibido as imagens da câmera.

flex-canon-18-55

A aplicação de cabos flex é dado principalmente devido a sua flexibilidade. É muito aplicado em casos como o das câmeras filmadoras onde possuem o display LCD giratório, sendo possível com isso uma grande flexibilidade no LCD.

 

Apesar de ser um produto criado especificamente para as aplicações de flexibilidade, ele possui umas limitações como por exemplo o numero de vezes que o mesmo suporta antes de se romper.

 

Outra aplicação dos cabos flexíveis é nas lentes de câmeras fotográficas como por exemplo a Lente da Canon 18-55. Internamente as lentes é necessário de fios flexíveis que envie e receba os sinais em diferentes locais dentro das lentes, então isso é feitos através dos cabos flexíveis.

Como qualquer outro produto, os cabos flexíveis possuem limitações de flexibilidade, então após um determinado tempo de uso, suas trilhas acabam rompendo, sendo necessária sua troca.

 

Categorias
Eletrônica
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados