Bebedouro Automático com Arduino – Um novo modo de Automação Residencial

Sistemas de automação que possibilitam maior facilidade nas mais diversas situações mostram-se cada vez mais crescentes e operantes, trabalhar com Arduino é algo que nos possibilita abrir a mente...

Sistemas de automação que possibilitam maior facilidade nas mais diversas situações mostram-se cada vez mais crescentes e operantes, trabalhar com Arduino é algo que nos possibilita abrir a mente para novas possibilidades, que nos faz desenvolver cada vez mais projetos que nos auxiliam em nosso dia a dia.

Diversos são os sistemas que hoje são acionados sem um contato direto, são os casos das torneiras infravermelhas que com a simples aproximação de nossas mãos já acionada, ou os sensores de corredor que ascendem a luz sempre que percebem a presença de um indivíduo.

Podemos arriscar dizendo que o Arduino com os equipamentos certos tornam-se capazes de executar as mais diversificadas ações com o intuito de melhorar nossas experiências de vida, facilitando processos e assegurando maior comodidade e segurança.

Com um motor de pequenas dimensões, a Mini Bomba de Agua que utilizaremos hoje é capaz de impulsionar aproximadamente 2000 ml por minuto, destando-se pela sua eficiência e precisão quando utilizada em sistemas microcontroladores como, por exemplo, Arduino.

Aplicada geralmente em projetos que necessitam de um controle de líquidos, esta bomba d’agua pode ser aplicada em irrigadores automáticos, robôs hidráulicos e em diversos outros projetos, como por exemplo, um bebedouro automático igual este que iremos desenvolver hoje.

 

TESTE PRÁTICO

Neste projeto vamos desenvolver um sistema de acionamento para a Mini Bomba de Água que será controlado através de um sistema de aproximação por sensor ultrassônico, um projeto simples que quando detecta a presença de um objeto, no caso uma xícara ou um copo, aciona a bomba d’água e enche o recipiente com água, suco ou refrigerante, basta usar a criatividade.

Por se tratar de um equipamento de alimentação superior a 5V, a bomba d’agua necessita de uma alimentação exterior e por isto, é necessária a utilização de um módulo relé para realizar a sua alimentação, deve ser observado que esta mini bomba possui pinos específicos para VCC e GND, por se tratar de um equipamento de alimentação DC.

Através deste vídeo desenvolvido pelo nosso parceiro WR Kits, podemos observar de forma simples e direta a funcionalidade e as principais características deste exclusivo projeto.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

Para o perfeito funcionamento do seu projeto basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que diversas são as conexões utilizadas neste projeto.

Diferenciando-se do projeto inicial, adicionamos um módulo relé pronto em vez de inserirmos componentes junto ao projeto. Para quem preferir, segue o esquema elétrico original desenvolvido pelo nosso parceiro Wagner Rambo do canal WR Kits:

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

De modo geral este é um código simples e de fácil utilização, tudo o que é necessário para desenvolver este projeto você pode encontrar nesta mesma página, vale lembrar que o referente software para funcionamento do projeto vai funcionar somente em equipamentos Arduino que trabalham com microcontroladores Atmega328P devido a interrupção por TIMER2.

Como estamos trabalhando com um sistema de enchimento automático, o mesmo precisa de um modo automático para interromper o fluxo do líquido em questão, neste caso utilizamos um sistema de timer para realizar este controle, caso deseje alterar este tempo e ajustar para sua caneca ou copo basta alterar o tempo em segundo especificado na seguinte constante:

// --- Constantes ---

#define full_sec     5                     //tempo para encher recipiente (em segundos)

O projeto inicial foi desenvolvido com o intuído de ser um bebedouro de água capaz de identificar a caneca e enchê-la através de um tempo determinado, porém você pode adaptar este projeto do modo que preferir, adicionar um botão para acionar o relé que controla a Mini Bomba de Água, adicionar mais equipamentos para poder servir diferentes tipos de líquidos, explore suas ideias, crie projetos incríveis e não se esqueça de compartilhar eles com todos através de nossos comentários.

Categorias
Projetos
Um Comentário
  • MARCOS ANTONIO SANTOS DE OLIVEIRA
    28 junho 2017 at 18:36
    Enviar Resposta

    Boa tarde Wagner por favor, não consigo baixar esse código do bebedouro de água pode me ajudar?

  • Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados