Como Montar uma Bancada para Eletrônica

Sempre atenta as necessidades dos seus clientes e pensado em facilitar a vida do profissional da eletrônica, nós da Equipe Usinainfo resolvemos montar um artigo com dicas úteis de produtos e...

Sempre atenta as necessidades dos seus clientes e pensado em facilitar a vida do profissional da eletrônica, nós da Equipe Usinainfo resolvemos montar um artigo com dicas úteis de produtos e ferramentas básicas necessárias para a montagem da sua bancada.

Está pensando em montar uma bancada, mas não tem ideia por onde começar? A Usinainfo dá uma força! Confira nossas dicas de como montar uma bancada.

Com a constante evolução da tecnologia dos aparelhos celulares, tablet’s, ipad’s, iphone’s e equipamentos eletrônicos em geral, os técnicos não podem deixar de ter  as ferramentas necessárias para realização da manutenção destes produtos, devem possuir em sua bancada ferramentas corretas, com diversos equipamentos necessários para a realização dos consertos.

bancada-de-ferramentas

Parece uma tarefa muito simples, mas quando se vai montar uma bancada é necessário estar atento a uma série de detalhes, além de conhecer a grande diversidade de produtos existentes no mercado, desenvolvidos especialmente para facilitar a vida do profissional da eletrônica.

Primeiramente é preciso fazer uma pergunta a si mesmo: Que tipo de equipamentos vou consertar?

Talvez a resposta não venha de forma tão rápida, mas é preciso estar atento a fim de evitar a compra de equipamentos desnecessários. A partir da sua resposta começe a observar as nossas dicas de equipamentos que certamente farão toda a diferença:

BANCADA

A primeira coisa a se pensar é no local físico onde você vai colocar os equipamentos, são as chamadas Bancadas de trabalho. Elas farão com que seu trabalho seja desenvolido de forma segura e facilitada, pois uma superfície plana e adequada faz-se essencial para desenvolver o trabalho de manutenção técnico-profissinal.

A Bancada para eletrônica FB-1260 é um excelente sugestão de produto para aplicação profissional, com ampla área de trabalho e duas prateleiras para repouso de diversos equipamentos, contando ainda com uma barra com 10 tomadas para alimentação de diversos produtos elétricos.  Desenvolvida com estrutura metálica desmontável, pode ser facilmente removida e adaptada a qualquer ambiente de trabalho. Para maiores informações clicar no link abaixo da imagem.

bancada-de-trabalho-com-protecao-antiestatica-bk-1260

  •  Bancada para eletrônica FB-1260
  • A sugestão de uso desta bancada de trabalho não é para uso unicamente na área da eletrônica, nada impede que a Bancada de trabalho BK-1260 seja empregada para a realização de outras atividades.

    ESTAÇÃO DE SOLDA

    Para o profissional que pretende trabalhar na área da eletrônica possuir uma Estação de solda na Bancada de trabalho é primordial. No mercado existem diversos modelos disponiveis, cada qual com suas pasticularidades. Alguns modelos profissionais apresentam  diversos equipamentos extras que facilitam o trabalho e tornam mais seguro o processo de soldagem e desoldagem.

    Umas das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais está no controle da temperatura que deve ser preciso, pois temperaturas insuficientes deixam o trabalho mal feito e temperaturas muito elevadas podem danificar os componentes. Abaixo vamos apresentar 3 modelos de Estações de Solda com excelente relação custo x benefício, cada qual com maior disponibilidade de equipamentos extras, para saber maiores detalhes basta clicar no nome da Estação abaixo da imagem:

    estacoes-de-solda

  • Estação YAXUN 881D
  • Estação YAXUN 702    
  • Estação BEST 968
  • Antes de mais nada, vamos observar os equipamentos extras presentes nas Estações de Solda para Bancadas de trabalho, que são de extrema importância para sua segurança e dos seus equipamentos. Inicialmente é preciso observar se há a presença do suporte para o ferro de solda, pois quando este estiver aquecido se colocado em local inapropriado pode danificar sua bancada ou outros equipamentos, além do sério risco de lhe causar queimaduras.

    Outra coisa a ser observada para o trabalho profissional é a presença do soprador de ar quente, com ele é possível esquentar as superfícies à temperaturas altíssimas, de modo a dessoldar os componentes a serem substituídos das placas. Importante observar também a presença do display e knobs para, respectivamente, mostrar e realizar os ajustes das temperaturas do ferro de solda e do soprador.

    Os 3 modelos de  Estações de Solda para Bancada de trabalho a cima indicados possuem todos os itens mencionados, que são necessários para o desenvolvimento de um trabalho profissional, contando com um ferro de solda, um suporte para ferro de solda, um soprador de ar quente, além de display e knobs para ajustes das temperaturas. O modelo BEST 968 conta ainda com sugador de fumaça instalado próximo ao ferro de solda, evitando que os gases produzidos sejam despejados no meio ambiente. Para conhecer melhor as qualidades e especificações de cada um dos produtos basta clicar no link abaixo da imagem das Estações de Solda.

    MULTÍMETRO

    Vamos começar com uma pergunta: Como fazer a verificação e o diagnóstico das conexões e circuitos eletrônicos em sua Bancada?

    Simples, basta estarmos de posse de um Multímetro Digital. Mas o que é um Multímetro?

    O Multímetro há muito anos é um importante aliado dos  profissionais, técnicos e amadores da eletrônica. Com este é possível medir diferentes escalas como tensões, corrente, capacitância, resistência, continuidade, diodo e ainda realizar testes de ganho em transistores. Por meio de um seletor é possível regular qual a escala será medida. Abaixo apresentaremos alguns modelos digitais com diferentes relações de preço e com algumas funções diferenciadas, para maiores detalhes basta clicar no link abaixo da imagem:

    multimetros-2016

  • Multímetro Digital Yaxun                  
  • Multímetro Digital Minipa                     
  • Multímetro Digital Victor
  • Vale a pena lembrar um modelo digital e que possa ser colocado em pé na Bancada de trabalho vai facilitar e muito a leitura dos dados obtidos. Importante mencionar que a depender do seu tipo de trabalho, pode ser necessário mais de um multímetro, em casos em que seja necessário medir tensão e corrente em um mesmo circuito simultaneamente. O modelo de multímetro a ser escolhido vai depender da sua necesidade, conheça nossa linha de Multímetros

    FONTE DE ALIMENTAÇÃO

    Para que uma Bancada de trabalho fique mais completa é indispensável a presença de Fonte de Alimentação para realização dos testes com os equipamentos e circuitos eletrônicos. A fonte poderá ser aplicada com diferentes funções como a carga de pilhas ou baterias, a alimentação direta do aparelho a ser consertado, testes de motores, entre outras aplicações.

    No momento de escolher a Fonte de Alimentação é ideal pensar nos requisitos de tensões e correntes que os equipamentos a serem consertados trabalham, em geral, variam de 0V a 30V com corrente até 5A. A depender do que você vai consertar a Fonte de Alimentação pode ter requisitos mais baixos, como tensão de 0V a 15V e corrente de até 2A. Confira na imagem abaixo algumas sugestões, lembrando sempre que ao fim da imagem tem um link que levará a mais informações sobre o produto.

    fonte-de-alimentacao-regulavel

  • Fonte de Alimentação Regulável 15V 2A
  • Fonte de Alimentação Regulável 30V 5A     
  • Fonte de Alimentação Digital 30V 5A
  • Os 3 modelos apresentados são da linha profissional e muito sofisticados, ideias para Bancadas de trabalho,  pois possuem modernos display’s que indicam informações como tensão e corrente.  Estas podem ser reguladas por meio de knob’s integrados á Fonte de Alimentação. Além disso, seu sistema de proteção é bem eficiente, garantindo que qualquer curto-circuito ou consumo elevado faça com que a Fonte de Alimentação desarme, ou seja, a alimentação será rompida para proteger seus sistemas. Para voltar a funcionar normalmente basta desligar e ligar novamente.

    O modelo PS 305D apresenta limites superiores de tensão e corrente se comparado aos outros modelos. Ela é a opção mais interessante para testes em notebooks e eletrônicos em geral na Bancada, além disso seu sistema de resfriamento é realizado através de uma turbina, o que torna muito mais eficiente o resfriamento em casos de consumo elevado.

    CUBA ULTRASSÔNICA

    Antes de mais nada, vamos responder a algumas perguntas: O que é uma Cuba Ultrassônica? 

    A Cuba Ultrassônica ou Cuba de Ultrassom é um equipamento eletrônico que geralnete é instalado em Bancadas de trabalho, destinado a realizar a limpeza e desoxidação de peças para celulares, placas de circuitos impressos, entre outros, de forma a remover estes resíduos que dificultam o novo conserto dos componentes. No mercado existem vários modelos de cubas, o que muda é a capacidade em volume para aplicação em diferentes materiais.

    cubas-ultrassonicas

  • Cuba Ultrassônica 600ml 
  • Cuba Ultrassônica 1l 
  • Cuba 
  • Ultrassônica 800ml
  • O funcionamento da Cuba Ultrassônica dá-se através do processo de cavitação, onde por meio de altíssimas vibrações as particulas de sujeira são removidas, deixando o componente em estado de novo. É especialmente útil em pontos onde manualmente não é possível acesso, como, por exemplo, embaixo de chips BGAs.

    Como usar a Cuba Ultrassônica?

    Para a utilização da Cuba Ultrassônica basta preencher 50% do reservatório com um fluído especial para limpeza, chamado de MAX CLEANER e, após, basta fechar a cuba e selecionar a potência desejada.

    LUPA DE BANCADA

    Complementando a bancada é muito interessante possuir uma Lupa. Mas, novamente nos pergutamos: Para que serve uma Lupa de Bancada?
    A função principal da Lupa de Bancada é ampliar objetos pequenos que precisam ser consertados, os modelos profissionais possuem lâmpadas acopladas para proporcionarem melhor visualização dos pequenos componentes.

    Existem diversos modelos no mercado, alguns portáteis e outros fixos, estes últimos permitem maior mobilidade já que são fixados diretamente na bancada e possuem articulações mais eficientes que possibilitam encontrar a posição ideal de trabalho. O que muda de um modelo para o outro é a capacidade de ampliação da imagem, vejamos nossas sugestões:

    lupa-de-bancada

  • Lupa de Bancada 8x – HL500               
  • Lupa de Bancada Bifocal 5x ou 20x – 138 A       
  • Lupa de Bancada 5x – SKB168
  • Uma Lupa de Bancada com luminária é um equipamento de grande utilidade em bancadas eletrônicas, bancadas de trabalhos laboratoriais, linhas de montagem, criação de projetos e trabalhos científicos, dentre outros. É de crucial importância no auxílio para visualização e inspeção de pequenos componentes que não podem ser vistos detalhadamente a “olho nú”.

    JOGO DE CHAVES

    Sem qualquer dúvida estes kits de chaves serão um dos principais aliados durante a manutenção dos equipamentos eletrônicos na sua Bancada de trabalho, não importam quais sejam, pois darão o ponta pé inicial no seu trabalho. Não há como indicar qual o jogo de chaves é o melhor para você, isso vai depender muito da sua área de atuação. De qualquer forma vamos indicar 3 Jogos de Chaves que podem utilizados para os mais diversos fins.

    jogos-de-chaves

  • Jogo de Chaves YX6025 
  • Jogo de Chaves BT8922 
  • Jogo de Chaves CT828
  • Volto a lembrar que para maiores informações basta clicar no link abaixo da imagem. Agora, se você procura kits mais específicos, lhe convido a conhecer toda nossa linha de Jogos de Chaves para eletrônica.

    PINÇA

    As Pinças são ferramentas de extrema importância para qualquer profissinal da área da eletrônica, com elas é possível remover componentes de locais de difícil acesso, onde os dedos humanos não alcançam. Existem variados modelos com diversos tipos de curvaturas, contando na maioria das vezes com revestimento epóxi, o que garante à elas propriedade dissipadoras de estática, a fim de evitar danos causados por descargas provenientes do operador. Abaixo apresentamos alguns modelos ideais para se ter na Bancada de trabalho:

    pincas

  • Pinça – YX15ESD
  • Pinça – ESD259 
  • Pinça – YX11ESD
  • Após abrir um aparelho muitas vezes é necessário remover conectores, retirar travas, encaixar ou desencaixar pequenas molas e para isso nada mais adequado do que uma pinça.

    ALICATES

    Os Alicates são ferramentas há muito tempo conhecidas e de grande utilidade na Bancada de trabalho, as finalidades para eles são as mais diversas possíveis. Na maioria dos casos, o uso dá-se em trabalhos de mecânica, de eletricidade e de eletrônica. Existem vários tipos de alicates, cada qual criado com uma finalidade diferente:

    alicates-bico-universal-corte

  • Alicate de Bico   
  • Alicate Universal 
  • Alicate de Corte
  • O Alicate de Bico é aplicado especialmente para segurar, torcer, moldar, cortar e puxar, sua principal vantagem sobre o modelo universal é o bico com dimensões reduzidas que permitem acesso em locais de difícil acesso. O Alicate Universal tem as mesmas funcionalidades do Alicate de Bico, entretanto as extremidades são mais largas, sua utilidade é para uso geral. O Alicate de Corte por sua vez possui lâminas afiadas, é desenvolvido especialmente para romper objetos, como fios elétricos, por exemplo. Conheça nossa Linha completa de Alicates!

    EQUIPAMENTOS ESD

    Trabalhar na área da eletrônica exige uma série de cuidados na Bancada para não danificar os equipamentos dos clientes, não somente com a energia elétrica ou danos físicos, é necessário ainda ter um cuidado especial com a energia eletrostática. Como o corpo humano é capaz de conduzir energia é possível que ao tocar uma superfície, como a de um componente, por exemplo, o operador receba uma pequeno choque, em razão da diferença de cargas.

    Além dos pequenos choques que podem ocorrer, esta descargas podem levar os equipamentos sensíveis que estão sendo consertados à apresentarem mau funcionamento ou falha total. Para que isso não ocorra e acabe causando prejuízos é necessário investir em prevenção por meio de equipamentos ESD, vejamos algumas sugestões de produtos:

    equipamentos-esd-1

  • Jaleco ESD               
  • Pulseira ESD                 
  • Luva ESD                 
  • Manta ESD                               
  • O Jaleco Antiestático ESD não é um simples jaleco, diferentemente dos demais ele possui blindagem à energia eletrostática por meio da sua inovadora composição de poliéster com fios de carbono, o que propicia ao profissional maior segurança na operação dos componentes eletrônicos sensíveis.

    A Pulseira ESD por sua vez  fará com que seu corpo descarregue a energia armazenada, ficando acumulada na pulseira, evitando assim possíveis danos aos componentes sensíveis dos equipamentos.

    A Luva ESD atua no isolamento da palma da mão e dos dedos, sendo estas as principais ferramentas do operador é preciso ter um cuidado especial, até porque estarão tocando diretamente na superfície a ser consertada. Altamente tecnológica a Luva ESD é produzida com material antiderrapante, além de permitir a ventilação interna evitando a formação de calor nestas regiões.

    Por fim, temos a Manta antiestática que evita a troca de energia eletrostática entre a Bancada e os equipamentos sensíveis, evitando possíveis danos. Considerada uma manta dissipativa, ela é vendida em diferentes tamanhos, além de ser acompanhada de um cabo espiralado, o qual deve ser conectado ao aterramento para seu correto funcionamento.

    Os motivos para utilizar os equipamentos ESD são muitos, mas para cada problema há uma solução. Por este motivo é tão importante que profissionais da área eletrônica e operadores que trabalham com componentes eletrônicos sensíveis se protejam com equipamentos ESD, a fim de evitar o dano ou o perecimento dos componentes. Para maiores informações, abaixo das imagens dos produtos ESD há um link que levará você a maiores informações.

    Após estas análises  de diferentes sugestões de ferramentas a escolha fica com você! Avalie sua área de trabalho e veja o que vai precisar, depois pode contar com o apoio da Usinainfo para completar ou montar sua Bancada. Todas as ferramentas indicadas acima são sugestões para técnicos que estão iniciando ou que já atuam na área técnica em reparos.

    Quem tiver outras sugestões de diferentes ferramentas para Bancadas de trabalho pode usar os comentário para a indicação, compartilhar suas informações e suas experiencia junto aos equipamentos e como utilizou nossas dicas para melhorar o seu trabalho.

    Atenciosamente,
    Equipe Usinainfo.

Categorias
Dicas Gerais
6 Número de Comentários
  • gilda
    5 julho 2016 at 01:36
    Enviar Resposta

    e bom esse site

  • José
    22 julho 2016 at 16:31
    Enviar Resposta

    Muito bom! Bancada completa!

  • julio
    8 agosto 2016 at 19:40
    Enviar Resposta

    faltou colocar em media quanto custa!

  • Marcio almeida
    6 abril 2017 at 17:13
    Enviar Resposta

    Como faço para adquirir uma bacada completa para conserto de smartphones, com todos os itens,qual a forma de pagamento , e telefone de contato quero uma simples para começar

    • Equipe Usinainfo
      13 abril 2017 at 13:23
      Enviar Resposta

      Olá Marcio, na Usinainfo você encontra toda linha de ferramentas para manutenção de equipamentos eletrônicos,
      assim como vários modelos de bancadas, verifique em nosso site http://www.usinainfo.com.br/ qual a mais apropriada
      para seu trabalho.
      Att Equipe Usinainfo

  • Marcio almeida
    6 abril 2017 at 17:19
    Enviar Resposta

    Boa tarde, a bancada voces entregam, Sou da cidade de Osvaldo Cruz interior de , São Paulo ,qual o preço de uma bancada simples , com os equipamentos necessarios com o valor, obrigado

  • Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados