Como Programar Arduino – Uma introdução ao Software Arduino!

Dando continuidade aos nossos artigos introdutórios sobre Arduino e depois de já termos entendido melhor o que estaremos programando, chegou o momento de instalar em nosso computar o programa (software) que precisamos para dar início aos nossos trabalhos com códigos de programação.
Caso você ainda esteja com dúvidas referente ao que é Arduino não se esqueça de acessar o link do nosso Blog que fala um pouco mais sobre esta pequena placa microcontroladora, suas funcionalidades e demais detalhes:

O que é Arduino? De onde vem? Do que se alimenta?

Ao comprar o seu Arduino ele sempre vem com um programa teste já instalado em sua memória, denominado de Blink, este código possui a capacidade de fazer piscar um LED que em alguns modelos como o Arduino UNO e Mega são conectados diretamente ao Pino 13 e com um resistor já integrado.

A alimentação do Arduino pode variar de acordo com o modelo que estiver utilizando, alguns conectores P4 para fontes de alimentação externa, outros possuem pinos para alimentação, outros possuem entradas USB que além de serem utilizadas para alimentação são essenciais para a instalação de programas na memória do seu microcontrolador.

Para instalar os códigos para Arduino junto ao seu equipamento microcontrolador, além de alimentá-lo é necessário a utilização de um programa específico que torna possível a instalação direta do seu computador para o seu Arduino.

Instalando Software Arduino

Antes de prosseguirmos com a programação do nosso Arduino, precisamos instalar em nossos computadores um Software especial que nos possibilite programar os códigos em nosso Arduino, que pode ser facilmente encontrado site oficial da Arduino (https://www.arduino.cc/).

Ao entrar no site da Arduino você irá se deparar com a tela exibida anteriormente e deverá ir até a seção de software para realizar o Download do seu Programa Arduino.

Dentro desta janela você irá encontrar duas opções, um sistema novo de programação online que possibilita a programação sem a necessidade de realizar o download do programa para programar Arduino, caso opte por esta funcionalidade, você irá até Access the Online IDE (Acesse o IDE on-line), abaixo você pode observar a área de acesso já traduzida para esta área, observe:

Para quem prefere baixar o Software, devido ao fato de também poder utilizá-lo quando não possuir acesso à rede de internet, basta correr com o mouse um pouco para baixo até a cessão Download the Arduino IDE (Faça o download do Arduino IDE) e selecionar o sistema operacional desejado, segue abaixo imagem ilustrativa e traduzida deste processo:

Após realizar o Download basta seguir os passos específicos de cada sistema operacional e ao final da instalação, irá aprender através do Software Arduino como programar a sua placa Arduino.

Aprender a programar Arduino não é uma tarefa complicada, mas é uma tarefa que necessita de tempo e dedicação, afinal de contas são diversas variáveis e bibliotecas que necessitam muitas vezes serem alteradas de projeto para projeto, vamos ver agora através de cada modelo como programar placa Arduino.

 

Como Programar Arduino

Programar Arduino não é nenhuma tarefa difícil levando em consideração que podemos encontrar diversos projetos prontos de sensores e demais equipamentos na internet para utilizarmos como base de nossos projetos, entender as variáveis de um código podem ser essenciais, porém para quem está iniciando e não possui muita experiência neste assunto, vamos utilizar uma biblioteca pronta que acompanha o Software para programar Arduino.

Anteriormente citamos que o Arduino já vem com um código Blink instalado em sua memória e este mesmo código, pode ser facilmente encontrado na pasta de exemplos do programa Arduino, vamos demonstrar passo a passo como você pode fazer para acessá-lo observe:

Para entender melhor, vamos até a aba superior do programa Arduino e em Arquivo iremos na guia exemplos, local o qual possui diversos exemplos com os mais diferenciados equipamentos e dentro Basics escolher a opção Blink, após clicar sobre a mesma poderá observar o código completo deste projeto.

Com o código já aberto você pode alterá-lo dependendo do seu projeto ou utilizar ele tal qual apresentado, basta carregar o mesmo através dos botões de acesso rápido localizados junto ao layout inicial do programa Arduino.

 

Software Arduino – Primeiros Passos

Para você entender melhor como funciona os comandos principais do Software para programar Arduino, desenvolvemos a imagem abaixo que demonstra o que cada uma das teclas de atalho representa, veja:

  • Verificar Código: Caso esteja desenvolvendo um código e deseje verificar se todas as variáveis estão em funcionamento, no devido lugar e com todos os pontos e demais elementos que compõem o código. Pode ser utilizada sem ter um microcontrolador conectado na USB do computador.
  • Carregar Código: Este comando é responsável por iniciar a gravação código junto ao microcontrolador e consequentemente executar todas as funções descritas. Necessita de um microcontrolador conectado junto à porta USB para funcionar.
  • Novo Documento: Cria um novo documento para inserir o seu código.
  • Abrir Documento: Pode ser utilizado para abrir algum código salvo anteriormente em seu computador ou acessar os exemplos contidos no Software quando instalado, os mesmos vistos anteriormente quando abrimos o Blink.
  • Salvar Documento: Caso seja um documento novo abre a janela para selecionar onde deseja salvar e após, sempre salva em cima deste mesmo arquivo salvo anteriormente.

 

CONCLUSÃO

Após compreender melhor as funções do programa Arduino, precisamos entender que para aprender programar Arduino ainda faltam alguns passos, como escolher qual Microcontrolador e qual porta COM está sendo utilizada.

Foi dada a largada para este novo universo que é a programação, mas ainda existe muito que aprender, fique de olho em nosso blog que ainda tem mais para aprendermos, no próximo artigo vamos aprender a gravar códigos na memória do Arduino UNO, Arduino Nano e Arduino Mega, você não pode perder.

Chegamos ao fim de mais um artigo e você o que achou? Dê a sua opinião logo abaixo através dos comentários e nos auxilie a melhorar nossos artigos para fazer sempre um ambiente de aprendizado e qualidade.

 

 

Categorias
Arduino
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados