COMO UTILIZAR A CUBA DE ULTRASSOM? DIFERENÇAS E SOLUÇÕES QUÍMICAS

Muitos clientes estão enviado perguntas junto ao nosso setor de atendimento para saber como usar a cuba ultrassônica, pois bem, resolvemos escrever este breve artigo para esclarecer essas dúvidas. A...

Muitos clientes estão enviado perguntas junto ao nosso setor de atendimento para saber como usar a cuba ultrassônica, pois bem, resolvemos escrever este breve artigo para esclarecer essas dúvidas.

A cuba ultrassônica ou cuba de ultrassom, como também é conhecida, trata-se de um moderno e eficiente produto utilizado para limpeza e desoxidação de componentes / objetos, mostrando-se ideal para limpeza de placas de circuito impresso, bicos injetores e demais materias metálicos, incluindo anéis, pulseiras, etc.

 

cuba-de-ultrassom-1-blog

O procedimento de limpeza da Cuba de Ultrassom dá-se por meio de processo de cavitação, o que na prática significa que, por meio de vibrações ultrassônicas a cuba gera bilhões de micro-bolhas de ar que se chocam e rompem com muita força, removendo a sujeira e a oxidação da peça ou componente de maneira rápida e prática.

Atualmente no mercado existem muitos modelos diferentes de Cubas Ultrassônicas, em geral, o que muda é a capacidade de solução que cada uma pode armazenar, sendo que o tamanho do componente que o profissional deseja limpar é quem vai defnir o modelo ideal. Entre elas é possível destacar:

 

 

Em geral, todos os modelos contam com display onde é possível verificar o tempo de funcionamento, bem como observar a potência selecionada por meio dos botões presentes nos painéis de controle.

Diferentemente de outros modelos, existe uma Cuba ultrassônica com capacidade de 2 Litros (JP-010S) que possui função aquecimento, onde por meio de um seletor é possível definir a temperatura do líquido interno que estiver na cuba.

A função aquecimento é incomum nas cubas de ultrassom, mas facilita o trabalho de remoção de oxidações de placas e demais objetos. A Cuba Ultrassônia Digital JP-010S consegue alcançar a incrível marca de até 80ºC, sendo temperatura mais que suficiente para a remoção de oxidação de diferentes materias, claro que a remoção dá-se em razão do aquecimento da Solução Química e das micro-vibrações geradas pela cuba.

cuba-ultrassonica-com-funcao-aquecimento

 

Soluções químicas para utilizar na Cuba de Ultrassom

Para a utilização da Cuba ultrassônica é necessário a aplicação de algum tipo de solução líquida para a remoção das impurezas que estão nos componentes e objetos, muitos dizem que apenas a água pura é suficiente, mas normalmente não é eficaz.

A solução química de limpeza trata-se de um conjunto de ingredientes projetados para tornar a limpeza ultrassônica muito mais eficaz. Por exemplo, a redução da tensão superficial aumenta os níveis de cavitação, de modo que a solução contém um bom agente tensoativo.

A Usinainfo disponibiliza aos seus clientes dois tipos de soluções químicas para as cubas de ultrassom: o Max Cleaner e o M-Cleaner.

O Max Cleaner é uma solução química aplicada na limpeza de peças que vão passar ou já passaram por processos químicos, em geral, é utilizado para remoção de pastas de polimento abrasiva de peças, tais como: brincos, braceletes, colares, anéis, pulseiras, entre outros. Mostrando-se principalmente aplicado para o uso em cubas de ultrassom, com o propósito de limpar e remover toda a sujeira ou oxidação de placas de circuito impresso (PCI), chip’s (BGA, SMD), entre outros, sem causar riscos ou manchas sobre a superfície destes.

 

Max Cleaner é uma composição química, não-inflamável, que já vem pronta para o uso, sem ser necessário diluir. Basta colocá-la dentro da cuba de ultrassomaté cobrir totalmente a peça que se está limpando.

O M-CLeaner, por sua vez, trata-se de solução química concentrada para uso em Cubas de Ultrassom. É uma substância concentrada em 100ml, de uso profissional, que deve ser diluída em água para utilização junto à cuba ultrassônica, rendendo 1 litro de solução.

 

A diferença do M-Cleaner para o Max Cleaner é que é uma solução concentrada que precisa ser diluída, apresentando embalagem de tamanho muito reduzido, contendo 100ml de solução, entretanto quando diluído em água rende 1 litro de solução química para a cuba de ultrassom.

Ambas as soluções apresentam os mesmos resultados finais, com destaque para o M-Cleaner que possui menor custo para o cliente, apresentando valor de frete reduzido, já que apresenta-se em embalagem pequena e leve.

Preparar o M-Cleaner é simples, basta adicionar 900ml de água na cuba de ultrassom ou em outro recipiente se ela não possuir 1 litro e, fazer a mistura dos 100ml da solução química concentrada (M-Clenear). Se o profissional não for utilizar toda a solução de uma única vez pode optar por preparar apenas parte da solução, mantendo a proporção.

 

cuba-ultrassonica-blog1

É muito importante observar que a Cuba de Ultrassom não deve ser preenchida com solução química até as bordas já que a agitação da solução por meio das bolhas pode causar o transbordamento da cuba, deve-se observar a capacidade volumétrica da cuba ou mesmo a indicação interna gravada pelo fabricante em forma de sinal.

Att. Equipe Usinainfo.
* Imagens ilustrativas, podem sofrer variações em relação aos seus tamanhos reais.
Categorias
Dicas Gerais
Um Comentário
  • lucas dariel
    24 julho 2016 at 16:53
    Enviar Resposta

    o liquido é condutivo?

    • Equipe Usinainfo
      19 agosto 2016 at 20:18
      Enviar Resposta

      Olá Lucas, o liquido que é utilizado na cuba tem baixa condutividade.

    Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados