Controle de Acesso RC522 RFID – Destranque suas portas sem utilizar chaves!

Quem nunca desejou automatizar a sua residência seja para aumentar a sua segurança ou para surpreender seus familiares e amigos quando forem te visitar? Um dos métodos mais simplificados...

Quem nunca desejou automatizar a sua residência seja para aumentar a sua segurança ou para surpreender seus familiares e amigos quando forem te visitar? Um dos métodos mais simplificados para realizar tal projeto é a utilização de tags RFID, as quais irão substituir suas chaves e podem ser encontradas em formato de chaveiros, cartões e pulseiras.

Bastante pensado em projetos de automação residencial com Arduino, o esquema para controle de acesso RFID oportuniza a você e a todos os seus familiares ainda maior segurança já que possibilita a abertura de portas de maneira rápida e simples, onde basta passar o cartão em frente ao leitor RFID para liberar a fechadura.

O sistema de comunicação para transferência de dados do sistema RFID utiliza ondas de rádio, nas quais cada tag emite uma sequência de números como um código exclusivo para cada chaveiro, cartão ou qual for o acessório como, por exemplo, o código do cartão {118, 157, 177, 171, 241} o qual veremos mais a frente em nosso projeto.

Devido a sua comunicação por sistema de rádio, vale lembrar que os equipamentos utilizados junto ao módulo RFID RC522 possuem uma frequência específica de trabalho que é de 13,56Mhz e suporta cartões do tipo Mifare1 S50, Mifare1 S70 Mifare Ultralight, Mifare Pro e Mifare DESFire.

 

TESTE PRÁTICO

Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de controle de acesso mais seguro e de fácil utilização, o Controle de Acesso RC255 RFID conta com um exclusivo sistema eletrônico capaz de monitorar as tegs aproximadas do módulo RFID e liberar somente aqueles as quais já estiverem determinadas e autorizadas no código raiz de seu projeto, visando melhorar a visibilidade dos sistemas de leitura, incluímos ao projeto com Display 16×2 que indica quando o cartão é lido.

Sendo capaz de realizar a leitura de todo acessório de frequência igual a 13,56Mhz, neste projeto utilizamos um chaveiro e um cartão para cadastrar em nosso sistema, pode observar que quando alguém não autorizado tenta entrar com seu cartão não cadastrado o sistema não libera nossa Fechadura Elétrica.

Porém, quando um cartão autorizado é aproximado ao sistema RFID o mesmo libera a corrente de energia do relé e acaba por acionando a Fechadura Elétrica, que por mais que seja um equipamento de corrente contínua, necessita de uma relé já que sua alimentação é dada através de 12V e 800mA.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

Para o perfeito funcionamento do seu projeto basta seguir de forma rigorosa a pinagem descrita na imagem abaixo, lembrando que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que diversas são as conexões utilizadas neste projeto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Download da biblioteca RFID: DOWNLOAD AQUI.

O funcionamento do programa é extremamente simples, por mais que trabalhe com bibliotecas específicas, todas elas estarão disponíveis para download logo abaixo junto ao código exemplo que para sua perfeita utilização basta colocar as quatro pastas com as bibliotecas na Pasta libraries do seu Arduino.

Após aplicadas as bibliotecas e com o código aberto, vamos partir para o primeiro passo que é a identificação de nossas tags, a pergunta mais frequente nesta situação é como eu vou fazer para conseguir o valor da minha TAG para incluir no meu projeto? Mas isto é simples, veja:

Em nosso código, temos uma variável “int serNum[5];” que é responsável por realizar a leitura de cada tag e através de nosso código, imprimi-la em nosso monitor serial, seja código de acesso aceito ou não, ao aproximarmos o cartão do nosso leitor o que acontece é o seguinte, observe:

Agora que você já tem a informação do código o qual seu cartão é cadastrado, basta alterar o código existente em seu projeto junto a IDE do Arduino na parte responsável por declarar os códigos liberados para o acesso e compilá-lo novamente, após realizado isto a sua mensagem passará a ser a seguinte:

Caso deseje adicionar mais de um cartão ao seu projeto, pode o fazer sem problema, porém deve lembrar que os códigos devem seguir sempre o mesmo padrão já existente e que um código deve ser separado de outro inicialmente por uma vírgula e após, um espaço dado pela tecla enter, observe como ficaria:

int cards[][5] = {               //Declara os códigos liberados para acesso

{118, 157, 177, 171, 241},            // Tag de Acesso 1

{240, 193, 247, 54, 240},             // Tag de Acesso 2

{131, 95, 107, 154, 45}               // Tag de Acesso 3;

};

Agora que já adicionamos os códigos de cada tag que será liberada a entrar em seu ambiente privado e estamos com o nosso projeto pronto, basta instalá-lo em sua casa ou em seu quarto e mostrar para todo mundo que não é só o Homem de Ferro que possui exclusivas tecnologias de ponta, impressione amigos e familiares com este incrível projeto de automação residencial com Arduino.

Categorias
ArduinoAutomação Residencial
23 Número de Comentários
  • Henrique
    25 abril 2017 at 00:30
    Enviar Resposta

    E se ficar sem Energia elétrica? Essa fechadura abre por chave Tb?

    • Equipe Usinainfo
      2 maio 2017 at 18:43
      Enviar Resposta

      Boa tarde!
      Caso deseje, uma opção é a inclusão de uma bateria de 12V, por exemplo, que alimente o seu sistema e esteja sempre carregada, em casos de queda de luz ela ainda ficaria funcionando e o sistema ficaria operante enquanto a bateria possuísse energia para suprir o mesmo. Vale ressaltar que caso faça uso deste projeto, o recomendado é a utilização de um regulador de tensão de 9V para a alimentação do Arduino.
      Att Equipe Usinainfo

  • Antonio Augusto Daroz Jr
    29 abril 2017 at 16:01
    Enviar Resposta

    Adorei, falta incentivo para o povo ter orgulho de nossa profissão…

  • marcio
    4 maio 2017 at 15:12
    Enviar Resposta

    ola
    onde encontro a fechadura da foto

    grato

  • Lucas
    26 maio 2017 at 11:00
    Enviar Resposta

    Bom dia usinainfo, estou realizando este projeto acima da destranca porem estou com probleminha, não se comunica o arduino com o a biblioteca RFID, não consigo achar ela. Fiz o download assim como esta acima porem é do codigo pronto arduino, mas da uma err de biblioteca RFID, tenho ja na library do arduino liquid crystal, wire, spi, mas a RFID não tenho. Gostaria de um retorno de vocês nesta questão..

    • Equipe Usinainfo
      26 maio 2017 at 12:52
      Enviar Resposta

      Bom dia Lucas! Disponibilizamos para download a biblioteca RFID neste artigo, verifique abaixo do código de funcionamento que irá encontrar um link para download. Após feito isto, descompacte esta pasta dentro da library da sua pasta Arduino.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe Usinainfo

      • lucas
        26 maio 2017 at 18:22
        Enviar Resposta

        Muito Obrigado Usinainfo pela atenção, com certeza indicarei a loja virtual de vocês à várias pessoa.

  • Lucas
    29 maio 2017 at 19:27
    Enviar Resposta

    Usinainfo boa tarde, eu tenho uma dúvida sobre este projeto, eu estou usando 5v na questão da fonte de alimentação, porem não consigo fazer com que a trava recue (abrir), ela apenas expulsa(fecha), nisso tenho que apertar a chave e passo o cartão ela fecha, mas abrir não estou conseguindo.

    • Equipe Usinainfo
      30 maio 2017 at 19:33
      Enviar Resposta

      Boa tarde Lucas! Em primeiro lugar, a fonte que deve ser utilizada para realizar a alimentação da válvula é de 12V, caso esteja com um funcionamento inverso da válvula, verifique se a instalação junto ao módulo relé não está com o estado invertido (normalmente aberto e normalmente fechado).
      Att Equipe Usinainfo

  • Silvio
    24 junho 2017 at 05:50
    Enviar Resposta

    Bom dia parabens pelo projeto, estou com um problema quando eu transfiro o corigo para o arduino o rele na aciona e fica acionado o tempo todo outra coisa quando aproximo a tag no sensor nao acontece nada e tambem nao aparece nada no monitor. Obrigado.

    • Equipe Usinainfo
      27 junho 2017 at 13:00
      Enviar Resposta

      Bom dia.
      Verifique se está utilizando a relé em modo NA ou NF, pode resolver o problema de estar sempre acionada.
      Quanto a não verificação da leitura, você chegou a soldar os pinos no módulo? Verifique a conexão para ver se não existe algum problema nas conexões.

  • Leonardo
    10 julho 2017 at 15:48
    Enviar Resposta

    Quanto fica esse kit controle de acesso rc522

  • mauro sergio
    26 julho 2017 at 09:53
    Enviar Resposta

    link de compra do kit completo com fechadura

  • Pedro Foutinha
    7 agosto 2017 at 15:19
    Enviar Resposta

    Bom dia

    gostaria da vossa ajuda se possível.
    queria por entre 700 tag e cartões.
    qual o código a utilizar

    Cumps.
    Pedro Foutinha

    • Equipe Usinainfo
      9 agosto 2017 at 20:23
      Enviar Resposta

      Boa tarde!
      Até o momento não realizamos nenhum projeto com tantas Tags simultaneamente para garantir a total funcionalidade, porém pode utilizar este código base para tentar desenvolver um sistema como este, basta seguir os passos de cadastramento descritos no artigo disponível junto ao Blog.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Mike
    28 setembro 2017 at 22:47
    Enviar Resposta

    Eu posso colocar 12v na tensão de entrada para esse projeto?

    • Equipe Usinainfo
      29 setembro 2017 at 20:41
      Enviar Resposta

      Boa tarde!
      Caso esteja se referindo ao Arduino, o recomendado é uma tensão de 9V para a sua alimentação,
      ainda mais em casos de uso contínuo como este.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Amanda
    29 setembro 2017 at 03:36
    Enviar Resposta

    Boa noite.
    Comprei 2 kits de leitor RFId porém nenhum dos dois estão lendo a tag do cartão e nem do chaveiro. As conexões estão corretas, pinos soldados…
    Qual a versão da IDE que está utilizando?

    • Equipe Usinainfo
      29 setembro 2017 at 20:40
      Enviar Resposta

      Boa tarde Amanda!
      Utilizamos a versão mais recente disponível no momento em que desenvolvemos o referente projeto, não encontramos nenhum problema envolvendo esta possibilidade.
      A distância da TAG para o Leitor deve ser bem pequena, as TAGs que você está utilizando são as que acompanham o produto? Existem duas frequências diferentes
      comercializadas no mercado, talvez possa ser este também o problema.
      Att Equipe UsinaInfo

  • Taciano
    6 outubro 2017 at 01:51
    Enviar Resposta

    Boa noite!

    Gostaria de saber por que eu comprei dez tag pela internet e teve tag que funcionou sem eu ter cadastrado? Como eu posso ter resolvendo. Por favor me ajudem a resolver esse problema fiz tudo certinho está funcionando porem está com esse problema.

    • Equipe Usinainfo
      10 outubro 2017 at 12:54
      Enviar Resposta

      Bom dia! Este projeto é desenvolvido com o intuito de auxiliar no desenvolvimento de projetos com Sensores de Reconhecimento RFID, não possui um código finalizado que garanta total segurança nos processos de leitura, para melhorar a leitura você pode aumentar a precisão do referente código através da leitura de cada TAG.
      Att Equipe UsinaInfo

    Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados