Esteira Arduino e uma Aplicação no Controle do Fluxo de Itens

Desenvolvida com o intuito de satisfazer a necessidade de um produto piloto capaz de simular equipamentos industriais e de grande porte, a Esteira Arduino torna capaz a programação e...

Desenvolvida com o intuito de satisfazer a necessidade de um produto piloto capaz de simular equipamentos industriais e de grande porte, a Esteira Arduino torna capaz a programação e adaptação de todo o sistema industrial antes de sua aplicação, por exemplo.

Quem trabalha com desenvolvimento de projetos sabe o quanto é complicado desenvolver todo um trabalho sem ao menos ter uma noção de funcionamento, pior é quando na aplicação surge um problema e percebemos que um detalhe passou despercebido devido à falta de uma melhor compreensão do projeto como um todo.

Foi pensando em detalhes como este que a Usinainfo disponibilizou aos seus clientes este exclusivo produto, que além de proporcionar um estudo aprofundado de determinadas necessidades mecânicas, propicia o desenvolvimento de sistemas de controle e contagem de equipamentos.

1

Comumente utilizado como elemento de pré-produção para muitos dos projetistas que trabalham com automação industrial, este produto também pode ser considerado um elemento muito importante para o desenvolvimento final de um projeto para controle do fluxo de equipamentos de pequeno porte, por exemplo, devido ao seu perfeito acabamento e design.

De fácil utilização e praticidade relativamente alta, o referente produto possui locais específicos para a fixação dos principais sensores para controle e contagem de itens, dentre eles podemos destacar o Sensor Ultrassônico, Sensor Capacitivo, LEDs Infravermelhos e demais.

Um dos cuidados que deve ser tomado durante a escolha do melhor sensor para o seu projeto é o alcance o qual o sensor pode trabalhar e o tamanho do item a ser posto sobre a esteira Arduino, já que determinados produtos de dimensões mais elevadas podem acabar não desviando de bases como a do Sensor Capacitivo tanto que, a mesma é facilmente removível.

O movimento da esteira Arduino pode ser realizado de duas formas diferentes, uma delas é através da utilizando um Motor DC 6V com Caixa de Redução 120:1 ou 48:1, lembrando que quanto maior a relação da caixa de redução menor será a velocidade do motor, sempre que desejado um movimento contínuo e padronizado, variando somente a velocidade a depender da relação da caixa de redução.

23b

Caso deseje um movimento controlado e preciso, o indicado é a utilização de um motor de passo, o qual pode ser facilmente programável diferenciando de código para código variáveis, como por exemplo, o número de voltas, neste caso indicamos o 28BYJ-48 que possui já integrada um exclusivo controlador ULN2003.

Vale lembrar que caso escolha utilizar um Motor DC, basta energizar o mesmo para que funcione de forma interrupta, sem a necessidade de um controlador uma Ponte H para o desenvolvimento de suas funcionalidades.

 

TESTE PRÁTICO

Dentre os sensores possíveis de se utilizar neste projeto, optamos por utilizar um Módulo Sensor Ultrassônico com o intuito de realizar a contagem dos itens que irão circular sobre a Esteira Arduino, a qual será movimentada de modo contínuo através de um Motor DC 6V com Caixa de Redução 120:1.

Para auxiliar no controle e na visibilidade do no projeto, vamos utilizar um Display LCD16x2 que terá como finalidade nos informar em tempo real a quantia de itens que estarão passando sobre nossa Esteira.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

Para realizar a conexão correspondente ao projeto, basta observar com atenção o esquema abaixo e reproduzir em seu projeto a pinagem utilizada, lembrando que esta montagem está diretamente relacionado ao código e qualquer mudança na montagem física deve resultar também em uma mudança junto ao código.

4

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

</pre>
// Código de Exemplo para Funcionamento da Esteira Arduino MDF;
// Esteira com contagem de itens;

#include <LiquidCrystal.h>   // Inclui a biblioteca LiquidCrystal.h;
#define TRIGPIN 10        // Define Trig como pino Digital 10;
#define ECHOPIN 9        // Define Echo como pino Digital 9;
#define CONTAR 8         // Define variável de conta como pino Digital 8.

LiquidCrystal lcd(12, 11, 5, 4, 3, 2);     // Define os pinos Digitais do objeto LCD;

int contagem = 0, inc_dec = 1;             // Declara as variáveis iniciais de contagem;
int pin = 8;                                                // Declara pin como 8;
unsigned long dure;                               // Define as variáveis de ping;

void setup() {
Serial.begin (9600);                     // Define baund rate como 9600;
pinMode(TRIGPIN, OUTPUT);   // Declara TRIGPIN como um pino de saida;
pinMode(ECHOPIN, INPUT);     // Declara ECHOPIN como um pino de entrada;
pinMode(pin, INPUT);                 // Declara pin como um pino de entrada;
lcd.begin(16, 2);                           // Define as caracteres do LCD;
}

void loop() {
long duration, distance;               // Variável de armazenagem;
digitalWrite(TRIGPIN, LOW);       // Altera o estado de TRIGPIN;
delayMicroseconds(2);                 // Tempo de espera;
digitalWrite(TRIGPIN, HIGH);
delayMicroseconds(10);
digitalWrite(TRIGPIN, LOW);
duration = pulseIn(ECHOPIN, HIGH);   // Usa duration para ação de pulso;
distance = (duration / 2) / 29.1;

if (distance < 5) {                    // Se distância menor que 5:
digitalWrite(pin, HIGH);      // Quando variável estabelecida, envia sinal de contagem;
contagem += inc_dec;        // Aumenta um para cada sinal de contagem;
dure = pulseIn(pin, LOW);  // Estabelece o estado do pin;

if (contagem < 0) {       // Se a contagem for menor que 0;
contagem = 100;       // contagem = 100 (reinicia contagem);
}

if (contagem > 100)  {      // Se a contagem for mais que 100;
contagem = 0;                // Contagem = 0;
}

lcd.clear();                      // Limpa a tela do LCD;
lcd.setCursor(3, 0);       // Define a posição do cursor;
lcd.print("Itens:");         // Imprime "Itens:" no display;
lcd.print(contagem);    // Imprime o valor adquirido na contagem;
}

delay(500);   // Tempo de espera;
}

Comumente utilizado para medir distâncias, a utilização do Módulo Sensor Ultrassônico se limita somente a isto, sem nem explorar as diversas outras utilidades que o mesmo pode apresentar. Neste projeto vamos explorar outra propriedade deste sensor que é a sua capacidade de detectar a presença de objetos.

Através desta exclusiva funcionalidade desenvolvemos um sistema de contagem no qual verifica um determinado ambiente e realiza a análise de presença dos itens, o qual integrado junto a um display realiza uma contagem em tempo real.

Através de um sistema de contagem contínua, o código possui a capacidade de contar até 100 itens, sempre que chegar ao limite, o código zera a contagem e inicia-se novamente a partir do 0, caso o equipamento sofra alguma queda de energia ou falha de comunicação, a contagem é reiniciada.

Dentre suas principais características, este projeto foi desenvolvido para a verificação de distâncias menores que 5cm,  a sua razão de contagem é definida de acordo com o tamanho do objeto em questão, sendo possível realizar o ajuste de tamanho de acordo através da delay do código.

A Esteira Arduino é um equipamento que pode ser utilizado tanto por profissionais e projetistas quanto hobistas para a realização dos mais diversificados projetos, a sua capacidade de adaptação junto a diferentes equipamentos é realmente considerável e a sua funcionalidade extremamente simples.

Este exclusivo produto Usinainfo lhe proporcionará uma gama de possibilidades e aplicabilidades extremamente grande, basta vc montar, brincar e ousar.

Categorias
Arduino
15 Número de Comentários
  • Daniel Pessoa Cavalcante
    5 dezembro 2016 at 14:05
    Enviar Resposta

    Muito boa a postagem! A implementação de utilizar esteira é bastante aplicado nas indústrias. Visando o controle de velocidade na aplicação de cargas. Qual seria o peso máximo que a esteira poderia suportar ? E sua velocidade máxima?

    • Equipe Usinainfo
      7 dezembro 2016 at 13:13
      Enviar Resposta

      Bom dia Daniel, referente esteira trata-se de um equipamento para projetos que não suporta pesos muito elevados, é produzida em dimensões reduzidas e comumente utilizada como elemento de protótipos, de forma geral tanto o peso suportado quanto a velocidade da esteira vão depender do motor utilizado.
      Att Equipe Usinainfo

  • Flavio
    19 janeiro 2017 at 11:53
    Enviar Resposta

    Adquiri o produto, mas não acompanhou manual de montagem!

    É possível disponibilizar?

  • janiele
    27 março 2017 at 14:15
    Enviar Resposta

    ola como faço psra comprar uma ??

  • janiele
    2 abril 2017 at 15:05
    Enviar Resposta

    por favor cmprei uma mais estou com dificuldade para montar vcs nao teria uma manual?

  • janiele
    2 abril 2017 at 15:19
    Enviar Resposta

    ou uma foto de como e montada por baixo ja que tenho algumas ingrenagens q nao achei lugares para ela?

  • Caio
    13 maio 2017 at 16:27
    Enviar Resposta

    Boa tarde!
    Gostaria de saber se o código utilizado para placa de arduino pode ser o mesmo para controlar aceleração maximá,frenagem e velocidade constsnte? Pois, estou fazendo um projetô parecido, só que estou com dificuldade na programação do arduino. Poderiam me ajudar ?

    • Equipe Usinainfo
      18 maio 2017 at 12:29
      Enviar Resposta

      Olá, o código pode ser utilizado como base do seu projeto, porém este projeto como está desenvolvido não possui a capacidade de controlar velocidade e demais informações. Além de melhorar o código, alguns equipamentos devem ser incluídos em seu projeto.

  • Pedro
    25 junho 2017 at 19:46
    Enviar Resposta

    Gostaria de comprar a esteira, quando terá uma peça disponível

    • Equipe Usinainfo
      29 junho 2017 at 17:57
      Enviar Resposta

      Olá Pedro, as esteiras já chegaram e em breve estarão disponível em nosso site.
      Att Equipe Usinainfo

  • murilo kavin
    5 outubro 2017 at 02:39
    Enviar Resposta

    Boa noite … Eu tenho uma duvida , nao entendi porque o potenciometro.

    • Equipe Usinainfo
      10 outubro 2017 at 12:55
      Enviar Resposta

      Bom dia! O potenciômetro é utilizado no referente projeto para controlar o brilho e a intensidade dos caracteres exibidos no display LCD.
      Qualquer duvida estamos a disposição.
      Att Equipe UsinaInfo

    Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados