Girassol seguidor de luz – A flor robótica ideal para a sua mãe tecnológica

Nascer, crescer, aprender, adquirir responsabilidades e construir toda uma vida em cima de princípios e sonhos é a base da vida de qualquer indivíduo, porém não podemos esquecer que...

Nascer, crescer, aprender, adquirir responsabilidades e construir toda uma vida em cima de princípios e sonhos é a base da vida de qualquer indivíduo, porém não podemos esquecer que a base de tudo isto indubitavelmente é a principal pessoa de nossas vidas, aquela que nos carregou aproximadamente 9 meses em sua barriga e fez de tudo para nos auxiliarmos a ter um futuro promissor e tranquilo.

Neste domingo, segundo domingo do ano, é dia das mães, é o dia de agradecermos por tudo que estas guerreiras fizeram por nós, nunca nos abandonando e nos auxiliando na construção de cada degrau que nos levam cada vez mais longe, cada vez mais perto do sucesso, onde estamos hoje é reflexo da importância que damos ao que nossas mães nos disseram no passado.

Presentear nossas mães nesta data já se tornou tradição, um modo de agradecer à estas guerreiras que são sempre por nós, e para isto nada melhor que dar algo que faça ela lembrar da gente, algo que nos identifique, algo feito por nós mesmos, diferente, único e especial assim como ela.

Pensando nisto, a Usinainfo desenvolveu o projeto de uma flor robótica, capaz de verificar a luz do ambiente e direcionar-se para o lado de maior luminosidade, fazendo um trabalho igual ao de um girassol que está sempre apontando para onde se encontra o sol.

TESTE PRÁTICO

Desenvolvido em conjunto com dois LDRs, o Girassol é um projeto extremamente simples que conta com uma ligação simplificada e uma baixa quantia de componentes, para quem trabalha com eletrônica e projetos de Arduino deve possuir todos os objetos necessários lá no fundo da gaveta.

Neste projeto, o Arduino irá reconhecer através dos sensores de luminosidade localizados um em cada extremidade do miolo da flor, identificar a luminosidade do ambiente e direcionar o servo motor até o ponto em que esta luminosidade estiver maior.

Vale lembrar que o servo motor em uso possui uma limitação de 180º, ou seja, o movimento da flor estará dentro deste limite, neste caso optamos e recomendamos a utilização de servos motores de metal devido ao peso da flor, porém caso sua flor seja menor ou mais leve, outro servo pode ser utilizado no lugar sem problema algum.

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Este código não possui muitos segredos e a sua funcionalidade é extremamente simplificada, para a sua utilização basta abri-lo em seu computador e carregar o mesmo junto ao Arduino, a única biblioteca que ele possui para seu funcionamento é uma biblioteca já instalada em computadores com aplicativo Arduino.

CONCLUSÕES

Este é um projeto simples que ainda pode ser complementado, basta você usar a sua criatividade, adicionar mais um servo e alguns LDRs e fazer com que o mesmo realize também movimentos verticais, você pode incluir um interruptor para ligar e desligar ele par deixar sempre na tomada, trocar os LDRs por outros sensores, a criatividade não tem limites.

Categorias
Projetos
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados