Kit Arduino Iniciante, o Primeiro Passo para um Mundo de Novas Descobertas!

O mundo está em constante mudança e a cada dia observamos que novos produtos e novas ferramentas surgem no mercado e mudam todo o conceito que temos de tecnologia,...

O mundo está em constante mudança e a cada dia observamos que novos produtos e novas ferramentas surgem no mercado e mudam todo o conceito que temos de tecnologia, um exemplo disto é a linha de Arduino que foi desenvolvida para inovar e facilitar ainda mais o conceito de robótica que tínhamos.

Para quem é leigo no assunto e ainda não conhece o Arduino, esta pequena plaquinha de circuito impresso e sistema de prototipagem aberta é capaz de desenvolver os mais diversificados comandos para os mais diversificados componentes, módulos e shields.

Quem nunca se surpreendeu com o acionamento de uma lâmpada através do bater de palmas, com a abertura de cortinas ao amanhecer, com as janelas se fechado sempre que reconhecido um pingo de chuva ou até mesmo com a luz ascendendo ou apagando quando dia ou quando noite? Mas ninguém sabe que tudo isto pode ser mais simples do que se parece.

Todas as ações citadas anteriormente podem ser desenvolvidas e adaptadas através de um microcontrolador ou qualquer outro sistema de memória programável, com o código certo, um Arduino e o sensor específico você pode criar um novo mundo e com um novo mundo você cria ainda mais novas descobertas.

Esta plaquinha microcontroladora que parece tão simples e pequena pode ser capaz de realizar os mais diversificados projetos, basta você saber desenvolver um código adequado e utilizar os equipamentos corretos, não existem limites para quem é curioso e tem a vontade de aprender.

Uma das maiores dificuldades para quem inicia um projeto ou tem a vontade de aprender sobre um determinado assunto é saber por onde começar e o que irá precisar para começar a ter domínio sobre este mesmo assunto, pensando nisto a Usinainfo desenvolveu um exclusivo produto com tudo o que tem de melhor para quem deseja dar o primeiro passo rumo ao sucesso.

Como bem sabemos ninguém nasce sabendo e muito menos aprende sem um material de leitura e uma boa base prática em seu caminho rumo ao conhecimento, para melhor lhe auxiliar neste processo o Kit Arduino Iniciante acompanha um exclusivo manual com breves explicações, imagens ilustrativas das conexões e o código base para o funcionamento de cada projeto contido no mesmo.

Só quem já começou a trabalhar com Arduino do início e teve o prazer de fazer o seu primeiro LED piscar sabe a emoção que isto pode significar, perceber que você tem controle sobre um equipamento que pode executar as mais diversificadas ações e que foi você mesmo que programou e pôs para funcionar é sensacional, saber que o limite tende ao infinito de suas ideias e que tudo é possível não tem preço, mas tem início e o melhor modo de iniciar é com o Kit Arduino Iniciante.

 

ARDUINO

arduino

Para quem está começando e ainda tem dúvidas referente à qual o melhor Arduino para iniciar na caminhada da programação deve ter em mente que o Arduino UNO é atualmente a placa “padrão” no mercado e provavelmente a melhor escolha para quem está começando a trabalhar com esta linha placas controladora. Conta com uma gama de compatibilidade ainda maior que qualquer outro equipamento tanto no quesito acessório quanto no quesito de softwares prontos.

Através do Arduino UNO é possível desenvolver uma grande gama de objetos interativos e ambientes autônomos, bastando realizar a montagem física de seu projeto, conectar o Arduino junto ao computador e através de uma plataforma específica disponível para download no link abaixo realizar o processo de gravação do seu código.

https://www.arduino.cc/en/Main/Software

Agora que já escolhemos nosso Arduino e já sabemos quais os primeiros passos para uma programação de qualidade, vamos dar uma olhada no que compõem o kit e iniciante e após vamos por a “mão na massa”.

 

Kit Arduino

Os acessórios que acompanham o Kit Arduino Iniciante são os seguintes:

  • 1 Caixa Organizadora;
  • 20 Resistores de 1K 1/4W;
  • 20 Resistores de 10K 1/4W;
  • 20 Resistores de 100K 1/4W;
  • 20 Resistores de 330R 1/4W;
  • 1 Display 7 Segmentos;
  • 5Push Button (botão) 6×6;
  • 3Push Button (botão) 12×12;
  • 1Protoboard 400 pontos;
  • 1 Resistor Dependente de Luz (LDR) 5mm;
  • 5LEDs Amarelos 5mm;
  • 5LEDs Verde 5mm;
  • 5LEDs Vermelho 5mm;
  • 2LEDs Brancos de alto brilho 5mm;
  • 1Buzzer Ativo;
  • 2Trimpots 10K;
  • 1 Potenciômetro 10K;
  • 20 Jumpers macho-macho 20cm.

 

Para iniciar o trabalho prático junto ao Arduino vamos aprender a desenvolver e produzir oito projetos básicos onde inicialmente tornará possível à você aprender a piscar um LED através da porta digital 13 do Arduino e que com o transcorrer da aprendizagem irá dificultando pouco a pouco, mas nada que o impossibilite de continuar a desenvolver os projetos.

Se estiver pronto para embarcar nesta aventura, pegue agora mesmo tudo o que precisará para fazermos os projetos e vamos programar!

 

Projetos com Arduino

Para darmos inicio aos projetos, você irá precisar de três coisas fundamentais e são elas:

No transcorrer do Guia para Iniciantes em Eletrônica e Arduino, temos projetos suficientes para por em prática componente por componente do nosso Kit sem deixar nada de lado. A partir dos projetos você vai entender a funcionalidade de cada equipamento e em cada código irá entender o que cada função significa.

 

1º Projeto: Piscando LED

Neste primeiro projeto vamos explorar as saídas digitais com sinais lógicos fixos e fazer um LED piscar em estado ON/OFF específico e previamente programado.

Neste primeiro caso vamos utilizar uma das características físicas do Arduino que muitas vezes acaba sendo despercebida e ignorada, estamos falando da porta digital 13 e do seu resistor integrado, diminuindo a tensão que circula pela porta e consecutivamente evitando que o LED queime.

Sempre que trabalhamos com LEDs temos que ter em mente uma característica universal para determinar qual dos pinos é positivo e qual dos pinos é negativo,todo LED possui um terminal (perna) maior que o outro, deste modo, o terminal maior sempre será positivo e o menor sempre será negativo.

led

Material necessário:

  • 1Arduino UNO R3;
  • 1 Cabo USB AB;
  • 1 Led de qualquer cor.

Diagrama de ligação:

proj1

Após reunir todos os materiais necessários e posicionar o LED com o pino positivo junto a porta digital 13 do Arduino e o pino negativo à porta GND, basta abrir o programa Arduino que instalou em seu computador e copiar o código exemplo que estará disponível logo a baixo:

// Pisca LED;
// ON/OFF com intervalo de um segundo;

void setup() {//Executado cada vez que o Arduino se inicializa;
pinMode(13, OUTPUT);// Inicializa o pino 13 como saída.
}

void loop() {// Função loop() executada interruptamente;
digitalWrite(13, HIGH);  // Acende o LED (HIGH nível de tensão liberado);
delay(1000);              // Espera um segundo;
digitalWrite(13, LOW);   // Apaga o LED (LOW nível de tensão interrompido);
delay(1000);  // Espera um segundo.
}

Neste momento quem sabe muita gente pode estar com dificuldades para entender o que cada função é responsável de executar, ainda mais pelo fato de a língua padrão de programação ser o Inglês, mas com uma rápida interpretação cada variável pode parecer mais simples do que parece.

Em uma rápida interpretação, este código fará com que o LED entre em estado HIGH, estado o qual libera tensão para o pino e consecutivamente ascende o LED, espere 1 segundo (1000 milissegundo) e muda o estado do pino para LOW onde o envio de tensão é interrompido e o LED se apaga, espera mais 1 segundo e através da função loop reinicia o sistema de forma interrupta.

 

2º Projeto: Piscando LED com Resistor

Neste segundo projeto vamos fazer algo semelhante ao feito anteriormente, a única coisa que irá mudar será o diagrama de conexão e os materiais necessários para a montagem.

Diferente do projeto anterior, vamos fazer uso de uma porta digital sem resistor integrado. Diferente da porta 13 do Aruino, as demais saídas digitais possuem uma tensão equivalente a 5V, ou seja, se ligarmos um LED em uma tensão contínua e direta deste valor faremos com que o mesmo trabalhe com valores maiores que o suportado e consecutivamente faremos com o mesmo sofra graves danos até o ponto de queimar.

De modo geral os LEDs amarelo e verde trabalham com uma tensão variável de 2 a 2,2V e o LED vermelho com uma tensão de 1,8V, neste caso precisamos integrar em nosso projeto um resistor que fará com que a tensão diminua até valores suportáveis pelo equipamento.

Caso tenha dificuldades em reconhecer a resistência de cada resistor, o Kit Arduino Iniciante é enviado junto de um exclusivo disco de resistores que torna possível de forma rápida e prática saber através do sequencial de cores do seu resistor qual a resistência do mesmo.

Materiais necessários:

Diagrama de ligação:

proj2

Após reunir todos os materiais necessários e posicionar todos em seu devido lugar, basta abrir o programa Arduino que instalou em seu computador e copiar o código exemplo que estará disponível logo a baixo e é o mesmo que o anterior porém com uma porta digital diferente:

Código Fonte:

// Pisca LED;
// ON/OFF com intervalo de um segundo;

void setup() {//Executado cada vez que o Arduino se inicializa;
pinMode(10, OUTPUT);// Inicializa o pino 13 como saída.
}

void loop() {// Função loop() executada interruptamente;
digitalWrite(10, HIGH);  // Acende o LED (HIGH nível de tensão liberado);
delay(1000);              // Espera um segundo;
digitalWrite(10, LOW);   // Apaga o LED (LOW nível de tensão interrompido);
delay(1000);  // Espera um segundo.
}

Neste projeto como já dito anteriormente o esquema de funcionamento é o mesmo do projeto anterior a única coisa que muda é o pino digital utilizado que neste caso não possui um resistor integrado.

 

3º Projeto: Sinal de Trânsito

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como funciona o sistema de ligação dos projetos e a função de cada variável (explicadas em cada código) que tal tentar fazer você mesmo um sinal de trânsito com LEDs vermelho, amarelo e verde?

Do mesmo modo que no exemplo anterior, porém agora com uma quantia maior de saídas, vamos utilizar três portas digitais e com o auxílio de resistores variar o tempo de HIGH e LOW (ON/OFF) de cada LED para simularmos um semáforo.

Para este sinal de trânsito temos uma sequencia fixa de tempo, o LED verde deve ficar aceso 4 segundo, o amarelo 2 segundos e o vermelho também 4 segundos. E aí, você vai encarar este desafio? Vamos lhe dar uma ajuda:

Material necessário:

  • 1Arduino UNO R3 +Cabo USB;
  • 1Protoboard;
  • 4 Jumper macho-macho;
  • 3 Resistor de 330R;
  • 1 LED vermelho;
  • 1 LED amarelo;
  • 1 LED verde.

Diagrama de ligação:

proj3

Agora é com você, faça o seu próprio código, ponha o seu projetinho para funcionar e não se esqueça de que o seu limite é você mesmo quem faz.

Por mais que estejamos parando por aqui, pode ficar calmo que ainda existem diversos outros projetos possíveis através dos componentes que acompanham o Kit Arduino Iniciante e todos eles estão contidos em nosso exclusivo Guia de projetos que acompanha o Kit.

Assim como os projetos citados anteriormente, os projetos inclusos no guia do Arduino Iniciante possuem relação de materiais, esquema de ligação e código do projeto, veja alguns dos projetos presentes em nosso material:

4º Projeto: Controle intensidade do LED

5º Projeto: Produzindo som com Buzzer

6º Projeto: Campanha com Buzzer

7º Projeto: Display de contagem 7 segmentos

8º Projeto: Sensor LDR de luminosidade com nível de luz

Após realizar os 8 projetos contidos em nosso guia, você estará pronto para montar e desmontar diversos outros projetos, através dos códigos fontes estará apto a adicionar uma quantia ainda maior de equipamentos em seu projeto seja ele robótico ou de automação.

Este é somente o primeiro passo para se tornar um futuro programador e projetista de qualidade, não há limites para quem deseja aprender e com os materiais certos tudo pode ser possível, é pensando nisto que a Usinainfo traz a você a maior quantidade de sensores e módulos do Brasil, confira mais em www.usinainfo.com.br e até a próxima!

Categorias
Novidades
Um Comentário
  • O QUE É ARDUINO? DE ONDE VEM? DO QUE SE ALIMENTA? – Blog da Usinainfo
    21 março 2017 at 13:21
    Enviar Resposta

    […] KIT ARDUINO INICIANTE, O PRIMEIRO PASSO PARA UM MUNDO DE… […]

  • Enviar Resposta

    *

    *

    Responda o cálculo abaixo: *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados