Manopla de Ar e Resistência das Estações de Solda

Manopla de ar A manopla de ar quente das estações de solda é uma das partes mais importantes das estações, pois é nela que o ar é aquecido até...

Manopla de ar

manopla
A manopla de ar quente das estações de solda é uma das partes mais importantes das estações, pois é nela que o ar é aquecido até a temperatura desejada. Existem diferentes tipos de manoplas, cada uma com suas características, um dos mais utilizados é o sistema onde tem-se apenas a resistência dentro da manopla e o ar comprimido é gerado na base da estação.

As estações mais comercializadas no mercado utilizam um sistema de ar gerado por um compressor o qual fica localizada internamente as estações. Esse ar comprimido é transferido através de uma mangueira até a manopla.

 

resistencia-para-estacao-de-retrabalho-e-ar-quente-2-fios-250wresistencia-para-estacao-de-retrabalho-e-ar-quente-4-fios-com-sensor-de-temperatura-us85

Resistências das estações tipo compressor.

Dentro da manopla de ar tem-se a resistência que realiza o aquecimento, o sensor que monitora a temperatura e o vidro de quartzo o qual concentra o ar quente. Ao realizar a troca da resistência da estação, deve-se observar se a mesma possui ou não o sensor termopar, essa observação é possível verificando-se o número de conexões disponíveis na resistência.
Resistência

resist

O aquecimento do ar é realizado através de uma resistência de níquel cromo entrelaçada em um molde de cerâmica. O material de níquel cromo é muito utilizado, pois sua composição química proporciona um boa resistência a oxidação, especialmente sob condições de mudança frequente ou grandes flutuações de temperatura.

As resistências das estações podem ter resistividades variadas conforme a tensão de trabalho para a qual ela é produzida. Na figura ao lado temos um modelo de resistência utilizada na maioria das estações que possuem o compressor de ar dentro da sua base.

O valor da resistividade obtida em média nas resistências aplicadas a tensão de 220V é de aproximadamente 90 ohms. Já as resistências produzidas para trabalhar em 127V possuem uma resistividade próxima a 45 ohms.

Categorias
Ferramentas
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados