Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H – L9110

Aplicação e funcionamento: O Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H é um dispositivo destinado a criação de projetos com fins didáticos, possibilitando a inversão do giro motor...

Aplicação e funcionamento:

O Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H é um dispositivo destinado a criação de projetos com fins didáticos, possibilitando a inversão do giro motor e, consequentemente, mudando a aerodinâmica das hélices. Na prática, também pode ser utilizado na criação de sistemas para refrigeração de pequenos dispositivos.

O Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H tem um design pequeno, mas com considerável força/vazão de vento. O dispositivo trabalha com tensão de 5V e pode ser conectado diretamente ao Arduino, o que confere maior praticidade durante a instalação. Importante lembrar que o mesmo permite ligação mesmo sem o uso do microcontrolador, bastando fazer a conexão nos pinos corretos.

No decorrer do teste abaixo, estaremos verificando o funcionamento do Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H,explicando a operação de inversão do motor e a forma de ligação junto ao Arduino Uno R3.

Teste Prático:

Produtos Utilizados no Teste:

modulo-helice-com-motor-e-controlador-ponte-h-l9110-
– Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H

– Arduino Uno R3

– Jumpers

 

Montagem Física:

A montagem é muito simples, conecte o pino “INA” e “INB” do módulo, respectivamente na saída digital “2” e “3” do Arduino:

modulo-helice-com-motor-e-controlador-ponte-h-l9110

Funcionamento do Programa:

No software utilizado junto ao Arduino, o Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H deverá girar para um sentido por 3 segundos, desligando o motor até parada total, na sequência iniciará o giro no sentido oposto e assim sucessivamente.

 

int INA = 2;
int INB = 3;
void setup()
{
 pinMode(INA, OUTPUT);
 pinMode(INB, OUTPUT);
}
void loop()
{
 digitalWrite(INA, HIGH);
 digitalWrite(INB, LOW);
 delay(3000);
 digitalWrite(INA, LOW);
 digitalWrite(INB, LOW);
 delay(1000);
 digitalWrite(INA, LOW);
 digitalWrite(INB, HIGH);
 delay(3000);
 digitalWrite(INA, LOW);
 digitalWrite(INB, LOW);
 delay(1000);
}

 

OBS.: Lembramos ainda que os valores de tempo (delay) podem ser manipulados, tanto para o tempo de giro, quanto para o tempo de parada.

Conclusões:

Conforme mencionado anteriormente, o Módulo Hélice com Motor e Controlador Ponte H é destinado especialmente para fins didáticos na aplicação em projetos eletrônicos, como por exemplo, no resfriamento de pequenos sistemas que não podem trabalhar sob altas temperaturas. No decorrer dos testes verificamos que o módulo é muito eficiente e tem uma vazão de vento adequada ao seu tamanho. O controle sobre o sentido do giro é muito preciso e as hélices demonstraram-se eficientes, com ótima sincronia. É um dispositivo compacto e bem desenvolvido, com suporte do motor bem preso, possui ainda buchas bem lubrificadas, o que aumenta sua vida útil.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados