O que é Arduino? De onde vem? Do que se alimenta?

Quanto mais os dias passam e as tecnologias se modernizam, maior é a necessidade de equipamentos eletrônicos capazes de acompanhar esta evolução e proporcionar maior facilidade para quem está...

Quanto mais os dias passam e as tecnologias se modernizam, maior é a necessidade de equipamentos eletrônicos capazes de acompanhar esta evolução e proporcionar maior facilidade para quem está iniciando no mundo maker, a quantia de componentes eletrônicos, módulos e sensores cresce cada dia mais e a sua utilização se dá através de diferentes sistemas microcontroladores como, por exemplo, Arduino, PIC, AVR e demais sistemas embarcados.

Programar deixou de ser considerado um “bicho de sete cabeças” e se tornou um meio de ensinar, um meio de desafiar nossos próprios limites e principalmente se tornou uma experiência divertida que contagia cada vez mais adultos e crianças independentemente de sua idade, dos mais simples projetos até mesmo os mais complexos esquemas de programação.

Nesta nova história que é conta a cada dia e com toda a evolução da tecnologia, quem se destaca e conquista ainda maior território é uma pequena placa microcontroladora denominada Arduino, em seus mais diferentes modelos e com todas suas características, este equipamento acabou se tornando famoso e fundamental para quem está iniciando com eletrônica, robótica e programação.

Para quem não sabe e para entendermos melhor para que esta placa foi criada, vamos voltar ao ano de 2005 para a cidade de Ivre na Itália, nesta época o professor de eletrônica e programação Massino Banzi queria ensinar aos seus alunos do curso de design noções básicas de eletrônica e programação com o intuito de estimular o desenvolvimento de projetos de robótica, interatividade e arte, porém logo se deparou com um problema, não existiam placas em preço acessível e muito menos com esquemas simplificados para alunos que recém estariam entrando nesta área.

Fundamentalmente esta é a base de desenvolvimento desta linha de equipamentos, um conjunto de produtos de fácil utilização e baixo custo que com o tempo foi evoluindo e se complexibilizando, hoje são diversos os modelos de Arduinos e cada qual com suas características principais e atribuições, porém sem perder sua base educacional.

Que a tecnologia está em constante movimento e evoluindo-se cada dia mais é um fato já incontestável, mas e o que esta evolução tem a ver com Arduino e afinal de contas, o que é Arduino?

 

O QUE É ARDUINO?

Alguma vez você já se deparou com uma luz se ascendendo com sua simples presença, com o bater de palmas ou com a variação da luz ambiente? Quem sabe você já tenha visto carrinhos que sigam uma linha, que desviam de obstáculos, que recebem comandos através de celulares, estes são dois dos principais movimentos eletrônicos que envolvem Arduino, a Automação Residencial e a Robótica.

O Arduino é uma plataforma eletrônica de prototipagem open-source e hardware livre muito fácil de ser empregada e utilizada, em outras palavras, o Arduino é uma plataforma projetada através de um microcontrolador de programação específica dotado de pinos de entrada e saída de energia e sinal que pode ser facilmente aplicada nos mais diversificados projetos eletrônicos e elétricos.

Para quem está começando e ainda tem dúvidas quanto à qual o melhor Arduino para iniciar, deve ter em mente que o Arduino UNO é atualmente a placa “padrão” no mercado e provavelmente a melhor escolha para quem está começando a trabalhar com esta linha de controladores.

Através do Arduino UNO é possível desenvolver uma grande gama de objetos interativos e ambientes autônomos, bastando realizar a montagem física de seu projeto, conectar o Arduino junto ao computador e através de uma plataforma específica disponível para download no link abaixo realizar o processo de gravação do código fonte.

https://www.arduino.cc/en/Main/Software 

 

Tanto Hardware quanto Software Arduino foram desenvolvidos com o intuito de auxiliar designers, hobista, hackers, artistas, novatos e qualquer pessoa interessada em criar equipamentos e ambientes interativos, podendo o Arduino interagir com sensores, motores, câmeras, shields e a maior quantidade de componentes eletrônicos conhecidos.

 

COMO ELE É FEITO?

Fundamentalmente os Arduinos são desenvolvidos de maneira semelhante, variando somente em algumas de suas características como número de portas, conexões, tamanho e sistemas adicionais como o caso do Arduino UNO WiFi que já vem com sistema WiFi incluso.

Observe na figura a baixo o esquema de conexões do Arduino UNO, o modelo padrão e ideal para iniciantes que procuram baixo preço, alta capacidade e funcionalidades incontestáveis.

Observe que o mesmo possui ao todo 13 portas digitais , 6 portas analógicas, 3 portas GND, uma porta de 5V e uma porta 3,3V, além dos demais pinos de configuração e alimentação.

Dentre os pinos digitais do Arduino, vale lembrar que existem alguns pinos que se diferem dos demais por possuírem características próprias como o caso dos pinos PWM que possuem um “~” antes do número e possuem a capacidade de variar o sinal de saída para controlar motores, por exemplo, e ainda os pinos 0 (RX) e 1(TX) que são pinos de comunicação.

Quanto a alimentação, ela pode ser realizada através da porta USB AB, ou micro USB, ou mini USB, impendentemente da porta, deste modo, a mesma porta que é utilizada para realizar a programação do equipamento pode ser utilizada para realizar a alimentação do mesmo, caso esteja afim de um sistema mais independente que após a programação não fique dependendo de um computador, pode ser utilizado o conector P4 localizado junto de alguns modelos Arduino.

Para quem está iniciando com Arduino, para quem quer saber melhor como ele funciona e como fazer para explorar melhor todas as suas funcionalidades e capacidades, recomendamos a utilização de um Kit Iniciante, para dar o primeiro passo para um mundo de novas descobertas acesse nosso artigo sobre o assunto e continue explorando esta ferramenta educacional incrível que é o Arduino.

KIT ARDUINO INICIANTE, O PRIMEIRO PASSO PARA UM MUNDO DE NOVAS DESCOBERTAS!

Categorias
Automação ResidencialNovidades
2 Número de Comentários
  • AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL ARDUINO: IDEIAS PARA DEIXAR SUA CASA IGUAL A DO HOMEM DE FERRO! – Blog da Usinainfo
    5 abril 2017 at 12:17
    Enviar Resposta

    […] O QUE É ARDUINO? DE ONDE VEM? DO QUE SE… […]

  • BobbuBrowne
    29 abril 2017 at 20:36
    Enviar Resposta

    Hello! Cool post, amazing!!!

  • Enviar Resposta

    *

    *

    Responda o cálculo abaixo: *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados