Projetos com Arduino Nano – Como Ligar Lâmpada com Arduino

Quem está iniciando com Arduino e quem já trabalha com Arduino há algum tempo, já deve ter percebido ao escolher seu Arduino que existem muito modelos diferentes e cada...

Quem está iniciando com Arduino e quem já trabalha com Arduino há algum tempo, já deve ter percebido ao escolher seu Arduino que existem muito modelos diferentes e cada qual com suas especificações e funcionalidades, Arduino UNO, Mega, Nano, Mini, Zero, são diversos os modelos, só que na maioria das vezes os projetos são desenvolvidos somente com o Arduino UNO.

 

ARDUINO NANO

O Arduino nano é um pequno microcontrolador baseado no chip ATmega328 com as mesmas funcionalidades e recursos que os demais modelos de equipamentos da empresa Arduino, a única coisa que o diferencia dos demais modelos é o seu número de portas e sua estrutura física.

Dentre as características deste equipamento, sua principal falha é a falta de um conector para alimentação, impossibilitando o uso de qualquer tipo de fonte de alimentação externa que não através do seu conector mini USB, como por exemplo, baterias e demais fontes de conexão P4.

Dentre as principais características que diferenciam este equipamento dos demais modelos é o seu tamanho minúsculo, vale lembrar que seus pinos são comumente dados através de conectores machos e comumente deve ser utilizado junto a protoboard.

Dentre estes pinos temos uma alternativa para fonte de alimentação externa, porém é uma opção que precisa de muito cuidado já que qualquer coisa errada pode acabar ocasionando na queima da sua placa, o segredo está no pino Vin encontrado no corpo do produto, verifique algumas opções de alimentação alternativa:

 

APLICAÇÃO E FUNCIONAMENTO

Pensando nisto tudo, decidimos mudar um pouco e começar uma série de projetos com alguns modelos diferentes de Arduino, o escolhido para iniciarmos é o Arduino Nano, a sequencia “ Arduino Nano Projetos “ tem como objetivo proporcionar projetos com Arduino Nano, para iniciar iremos desenvolver um projeto para ligar lâmpada com Arduino.

Projetos que demonstram como ligar uma lâmpada com Arduino UNO existem muitos na internet e por mais que seja um processo extremamente semelhante, projetos com Arduino Nano quase não são disponibilizados na web.

O Arduino Nano é um modelo menor que modelos como o Arduino UNO e MEGA, porém suas funcionalidades são as mesmas e devido a estas suas características, este equipamento é indicado para todos que necessitam de um equipamento em menores dimensões e que se adaptem em ambientes menores.

 

TESTE PRÁTICO

Neste vídeo podemos observar o Arduino ligar lâmpada através do auxilio de um relé, diferenciando-se dos demais modelos de relé, garantimos utilizar um relé com optoacoplador, capaz de impedir que algum dano aconteça ao seu Arduino caso ocorra algum problema com a sua rede elétrica.

Para garantir maior segurança ao operador, este equipamento possui um sistema de segurança que garante que o relé somente será acionado caso pressione-se o seu push button durante um intervalo de 2 segundos, impedindo que qualquer pressão sobre o botão o acione.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

A montagem física é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou através de uma protoboard, vale lembrar que a soldagem dos pinos do Arduino para uma melhor verificação e certificação de funcionamento e fundamental neste caso.

Lembramos que alguns cuidados devem ser tomados levando em consideração que estamos trabalhando com uma rede elétrica de alta tensão, verifique todas as ligações antes de dar continuidade ao projeto.

Neste projeto podemos verificar a utilização de um resistor ligando o pino de sinal do push junto ao pino GND, é uma característica muito utilizada em projetos como este que trabalham com botões para poder alterar o estado do botão e não deixa-lo sempre em um único estado e se chama pull-down.

No corpo do relé temos entre os pinos de instalação da alta tensão três terminais, o terminal COM que recebe energia direta da rede (indicado a utilização da fase sempre) e dois terminais NO (Normally Open = Normalmente Aberto) e NC (Normally Close = Normalmente Fechado).

O pino Normalmente Aberto pode dar a entender que estaria aberta a passagem de energia, mas é bem o contrário, o estado aberto está com seus terminais aberto e não conduz energia para alimentação do sistema. Diferente do caso anterior é o estado normalmente fechado, que fecha o contato entre os terminais e libera o fluxo de energia.

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Com um funcionamento extremamente simplificado, este projeto não necessita de bibliotecas para funcionamento e basta ser colado junto ao Software do Arduino para compila-lo e utilizar junto ao seu projeto.

// Programa para acionamento de Lâmpada com Relé Aruino
// Sistema de segurança para acionamento da Lâmpada
// Projeto desenvolvido por Usinainfo - Acesse: http://www.usinainfo.com.br/

// Arduino Nano Projetos - Ligar Lâmpada com Arduino

// Declarando as constantes
int rele = 12;     // Constante do Rele referente ao pino 12
int button = 10;   // Constante do Push Button referente ao pino 10

int estadobutton = 0;  // Constante que varia em 0=LOW e 1=HIGH o estado do Botão

// Comando setup executado uma vez quando iniciado o Arduino
void setup() {
pinMode(rele, OUTPUT);      // Define o pino 12 (Relé) como pino de saída
pinMode(button, INPUT);     // Define o pino 10 (Push Button) como pino de entrada
}

// Comando de loop executado enquanto o Arduino estiver ligado
void loop() {
estadobutton = digitalRead(button);    // Lê o estado do pino 10 e atribui à constante

if (estadobutton == 0) {       // Se o estado do Botão for igual à 0 ...
digitalWrite(rele, LOW);       // Relé permanece em seu estado inicial
delay(2000);                   // Pressione por 2 segundos para alterar o estado do botão
}

else {                        // Se não ...
digitalWrite(rele, HIGH);     // Relé altera seu estado inicial
delay(5000);                  // Permanece acionado por 5 segundos
}
}

Neste projeto incluímos uma delay para o acionamento da relé que impede que a mesma seja acionada sem que a pessoa pressione por no mínimo dois segundos o push button, caso deseje retirar esta variável do seu projeto basta excluir a linha referente ao deley incluso na variável if, observe:

if (estadobutton == 0) {      // Se o estado do Botão for igual à 0 ...
digitalWrite(rele, LOW);              // Relé permanece em seu estado inicial
delay(2000);                          // Elimine esta linha para tirar os 2 segundos para acionamento

}

E caso queira aumentar ou diminuir o tempo da delay que deixa acionado o seu esquema elétrico, basta alterar a delay presente na variável else, vale lembrar a remoção deste delay não irá deixar o esquema ligado até que pressione novamente, para isto necessita-se de um código um pouco mais elaborado, observe:

else {                  // Se não ...
digitalWrite(rele, HIGH)        // Relé altera seu estado inicial
delay(5000);                    // Permanece acionado por 5 segundos
}
}

 

CONCLUSÃO

Este é um projeto simples e de fácil adaptação, podendo ser aplicado em prédios, por exemplo, de mais andares para acionar as luzes do corredor durante um tempo suficiente para desligar-se assim que a pessoa chegar até onde deseja, dependendo da programação.

São diversas as possibilidades que podem ser desenvolvidas junto a este projeto, basta usar a criatividade e realizar os mais diversificados projetos com Arduino Nano, assim como o de ligar lâmpada com relé Arduino.

Utilize sua criatividade, desenvolva os mais diversificados projetos e não se esqueça de comentar logo a baixo suas experiências, opiniões e sugestões para próximos projetos.

Categorias
Arduino
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados