Qual Microscópio Digital USB Escolher? Vantagens e Desvantagens!

Entrar para o ramo da eletrônica para desenvolver manutenções ou realizar projetos, é um desafio para muitos que não sabem por onde começar ou que não sabem qual a...

Entrar para o ramo da eletrônica para desenvolver manutenções ou realizar projetos, é um desafio para muitos que não sabem por onde começar ou que não sabem qual a ferramenta ideal para executar determinadas funções específicas e fundamentais para um profissional de qualidade.

No mercado hoje, existe uma quantidade gigantesca de equipamentos capazes de executar os mais diversificas tipos de ampliação para observação de pequenos componentes, é o caso das lupas de bancada, lupas de bolso e todos estes diversificados equipamentos.

Porém dentre todos estes equipamentos, um novo tipo de material de aumento mais tecnológico vem se destacando cada vez mais, este equipamento é o microscópio digital USB que conta com um zoom extremamente excepcional, uma utilização simplificada e um exclusivo sistema de monitoramento.

Através deste equipamento o profissional ou hobista possui a capacidade de ampliar um equipamento em 200, 400 e até mesmo 800 vezes e visualizar todo este aumento através da tela de um computador, além de possui um sistema de captura de imagem e vídeo que pode ser de grande valia em determinados casos.

Mas a pergunta que pode ficar é, porque optar por um microscópio digital, porque ele pode se tornar indispensável em uma bancada de trabalho para profissionais em eletrônica que muitas vezes já possuem lupas de bancadas e diversos outros equipamentos para auxilio em zoom.

A principal característica que diferencia estes equipamentos das lupas de bancada é a sua capacidade zoom, enquanto as lupas geralmente ampliam o objeto em 5, 8 e 10 vezes, estes pequenos instrumentos ópticos conseguem um aproveitamento até 100 vezes maior e se tornam extremamente úteis para minúsculos componentes.

A principal função do microscópio digital está na capacidade que possui de ampliar pequenos objetos que necessitam ser concertados e são muito pequenos ou que possuem uma solda delicada e em um local específico onde o detalhe e a precisão são extremamente fundamentais.

Outro elemento que auxilia durante os processos de verificação junto ao microscópio digital é a sua exclusiva iluminação através de 8 LEDs de alto brilho que possibilita melhor visualização dos componentes e impede que possíveis sombras ou obstruções luminosas atrapalhem o seu trabalho.

Desenvolvidos pela marca MicroView, estes equipamentos extremamente potentes destacam-se em suas capturas de imagem com uma resolução de 2.0 Mega Pixeles conectada diretamente ao computador através da sua interface USB 2.0 e com iluminação ajustável.

Estes equipamentos são instrumentos ópticos equipados com uma lente de aumento com a capacidade de criar imagens virtuais ampliadas, munido de um braço com articulações que possibilitam o melhor ajuste da posição ideal para o seu trabalho.

Dentre os recursos disponíveis desta ferramentas temos além do disco de ajuste para iluminação, um local específico para ajuste do foco e um botão para captura de imagem, útil para visualizações posteriores.

Vale lembrar que a lente microscópio digital só irá exercer sua capacidade de ampliar o objeto quando o mesmo estiver posicionado em uma distância inferior à distância focal, ou seja, o resultado final irá depender da distância existente entre a lente e o objeto, dependendo da distância o microscópio não conseguirá ajustar o foco e a imagem ficará toda embaçada.

Dentre os microscópios digitais disponíveis para venda em nosso site podemos destacar algumas diferenças existentes de um modelo para outro que irão lhe auxiliar no momento de escolher qual a melhor opção para você, fique de olho nas dicas.

 

Microscópio Digital USB 2.0 Mega Pixels com Zoom de 220X – MV220

O microscópio digital MV220 possui um zoom de 220X, ou seja, ele possui a capacidade de aumentar a imagem do objeto em análise em até 220 vezes, aumentando seu tamanho nesta mesma proporcionalidade.

Sua iluminação por outro lado é realizada através de oito exclusivos LEDs de alto brilho que são extremamente úteis para a visualização de pequenos componentes ou melhorando a quantia de luz em ambientes com pouca luminosidade.

A distância focal do microscópio até o objeto em análise deve ser de aproximadamente 10cm, o que permite uma visualização de qualidade e com resolução considerável, permitindo uma melhor análise dos produtos os quais esteja trabalhando.

Vale lembrar que a quantia de zoom varia de acordo com a distância do microscópio digital e do objeto em observação, quanto mais perto do objeto maior será o aumento, seu zoom não possui regulagem e para ampliar a imagem visualizada somente aproximando a ferramenta do objeto em análise.

Através do seu sistema de conexão USB e um cabo de aproximadamente 1,3 metros o microscópio torna ainda mais fácil a sua capacidade de captura de imagem, nos formatos JPEG ou BMP, e de vídeo no formato AVI, com resoluções que variam de 160×120 até 1600×1280.

Compatível com Windows 98, 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e Windows 10, esta ferramenta pode ser utilizada nos mais diversificados modelos de computador e não necessita de configurações complicadas para o seu funcionamento.

 

 

Microscópio Digital USB 2.0 Mega Pixels com Zoom de 400X – MV4002

Extremamente semelhante ao modelo anterior, o microscópio digital MV4002 possui um zoom de aumento de 400X, ou seja, ela possui a capacidade de aumentar a imagem do objeto em análise em até 400 vezes o seu tamanho original.

Vale lembrar que a quantia de zoom varia de acordo com a distância do microscópio digital e do objeto em observação, quanto mais perto do objeto maior será o aumento, seu zoom não possui regulagem e para ampliar a imagem visualizada somente aproximando a ferramenta do objeto em análise.

Através do seu sistema de conexão USB e um cabo de aproximadamente 1,3 metros o microscópio torna ainda mais fácil a sua capacidade de captura de imagem, nos formatos JPEG ou BMP, e de vídeo no formato AVI, com resoluções que variam de 160×120 até 1600×1280.

Compatível com Windows 98, 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e Windows 10, esta ferramenta pode ser utilizada nos mais diversificados modelos de computador e não necessita de configurações complicadas para o seu funcionamento.

Microscópio Digital USB 2.0 Mega Pixels com Zoom de 800X – MV8002

Com algumas características que o difere dos demais modelos, o microscópio digital MV8002 possui um zoom de aumento de 800X, ou seja, ela possui a capacidade de aumentar a imagem do objeto em análise em até 800 vezes o seu tamanho original.

Para termos uma ideia da capacidade de ampliação, realizamos alguns testes e conseguimos através deste pequeno microscópio observar os pixels de um monitor, ampliamos cabelos á uma espessura visualmente aceitável e ampliamos um componente SMD até ficar extremamente visível, observe:

Este microscópio em especial, possui algumas características próprias, devido a sua alta capacidade de ampliação, o objeto não pode ficar muito distante da sua lente para realizar uma ampliação de qualidade, quanto mais próximo ambos estiverem melhor será o foco e a resolução da imagem que irá obter.

De modo geral, este equipamento é mais indicado para verificação detalhes não visíveis a olho nú que através do seu sistema de conexão USB e um cabo de aproximadamente 1,3 metros torna ainda mais fácil a sua capacidade de captura de imagem, nos formatos JPEG ou BMP, e de vídeo no formato AVI.

Compatível com Windows 2000, XP, Vista, 7, 8, 8.1 e Windows 10, esta ferramenta pode ser utilizada nos mais diversificados modelos de computadores e não necessita de configurações complicadas para o seu funcionamento.

[ VÍDEO EM BREVE ]

Conclusão

Depois de verificarmos as principais características de cada um dos modelos citados anteriormente, podemos verificar que a real diferença está realmente na capacidade de cada um de ampliar um dado objeto. No momento os Microscópios digitais disponíveis possuem um zoom de 220, 400 e 800 vezes, cada qual com suas características específicas.

Para você que procura um equipamento que lhe auxilie no momento da manutenção de dados equipamentos e necessita de constante visualização do que está fazendo, os modelos MV220 e MV4002 são os ideais para a sua bancada já que possibilitam a visualização do zoom em distâncias de aproximadamente 10cm.

A distância de 10cm do microscópio digital para o objeto possibilita que o profissional trabalhe o objeto enquanto realiza a ampliação do mesmo em uma tela instalada próximo ao local de trabalho sem impossibilitá-lo e agregando ainda maior qualidade e profissionalismo ao seu trabalho.

Já o Microscópio Digital MV8002, possui algumas características que os diferenciam dos modelos supramencionados, além da sua capacidade de zoom que alcança as surpreendentes 800x, este equipamento não possui uma distância focal como os modelos MV220 e MV4002, ele precisa estar muito próximo do equipamento para conseguir um foco considerável.

Estas características fazem deste último modelo um equipamento recomendado para observação de minúsculas fissuras e pequenos problemas que possam impossibilitar o funcionamento ou prejudicar o funcionamento do mesmo futuramente.

E aí, depois de todas estas dicas qual modelo de Microscópio digital você decidiu comprar? Ainda está na dúvida e acha que precisa de maiores informações sobre cada um dos modelos, não deixe de visitar nosso site e verificar na descrição destes produtos todas as especificações e algumas informações que possamos não ter compartilhado aqui.

Comente, compartilhe, recomende para um amigo e não se esqueça de que um profissional de qualidade se faz com ferramentas de qualidade.

 

Categorias
Novidades
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Responda o cálculo abaixo: *

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados