Regulador de Tensão LM2596 Step Down DC-DC Ajustável com Voltímetro

Aplicação e funcionamento: Os Módulos Reguladores de Tensão são dispositivos ideais para projetistas que precisam controlar de maneira precisa a tensão aplicada a determinados circuitos eletrônicos. Diferentemente de muitos...

Aplicação e funcionamento:

Os Módulos Reguladores de Tensão são dispositivos ideais para projetistas que precisam controlar de maneira precisa a tensão aplicada a determinados circuitos eletrônicos. Diferentemente de muitos módulos o LM2596 possui um trimpot onde é possível regular a tensão de saída desejada e, por meio do display de 7 segmentos integrado é possível visualizar as tensões de entrada e saída.

O Regulador LM2596 conta ainda com um botão multifunção na parte superior da placa, onde se pressionado por 4 segundos terá a função liga/desliga e, se pressionado ligeiramente, cerca de 1 segundo, alternará as informações disponíveis no display, mostrando em sequência a tensão de entrada e a de saída.

Para alimentação o Módulo Regulador opera com tensão de entrada mínima de 4.5V e máxima de 28V, com corrente de aproximada de 2A (máximo 3A com modificação de hardware). As tensões de saída variam, por meio de regulagem, entre 1.3V a 25V.

O Módulo Regulador de Tensão é uma fonte com regulagem e filtragem de tensão de saída, o que significa dizer a tensão de saída é extremamente precisa e pode ser utilizada para alimentar plataformas de prototipagem, entre elas, o Arduino, ou ainda chips microcontroladores, dentre outros dispositivos.

Vale lembrar que fontes de alimentação com filtro de tensão aumentam a vida útil dos seus circuitos elétricos, pois não obrigam o dispositivo a tentar estabelecer tensões, de forma a não perder os dados.

Se você precisa proteger algum circuito delicado ou que necessite exatidão na tensão de saída, vai precisar deste dispositivo. Abaixo estaremos desenvolvendo um teste prático do Módulo Regulador de Tensão LM2596.

Teste Prático:

Produtos Utilizados no teste:

modulo-lm2596-dc-dc-regulador-de-tensao-ajustavel-voltimetro

 

– Módulo Regulador de Tensão LM2596

Fonte de alimentação 1502 para 12V 2A

– Lâmpada

 

Montagem Física:

O esquema abaixo desenvolvido é somente para teste de demonstração. Na saída você pode estar colocando o dispositivo desejado, desde que respeite os 2 Amperes de corrente suportados pela placa.

esquema-regulador-de-tensao

 

Conclusões:

O Módulo Regulador de Tensão LM2596 é um dispositivo muito útil e extremamente seguro para fazer a proteção dos seus circuitos elétricos. No decorrer da demonstração não apresentou qualquer deficiência, mostrando-se muito versátil e robusto. Algo muito interessante percebido no decorrer dos testes foi que o Módulo Regulador de Tensão não apresentou qualquer nível de aquecimento.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Eletrônica
Sem Comentários

Enviar Resposta

*

*

Sobre nós

Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

Sugestões

Artigos Relacionados