Sensor de Peso com Arduino – A Variação de um Strain Gage

Diversos são os projetos que já imaginamos fazer em nossos laboratórios improvisados no quarto, na garagem, no quintal, seja onde for, e acredito que muitos já tiveram a intensão...

Diversos são os projetos que já imaginamos fazer em nossos laboratórios improvisados no quarto, na garagem, no quintal, seja onde for, e acredito que muitos já tiveram a intensão de montar uma Balança caseira para desafiar as suas habilidades.

Este pode ser um projeto um tanto quanto complicado e seu grau de complexibilidade pode pegar muitos de surpresa, o seu modo de conexão conta com algumas características próprias e extremamente relevantes que com uma boa explicação pode se tornar extremamente simples.

Os sensores de peso são pequenos equipamentos constituídos por um invólucro de metal e uma pastilha Strain Gage instalado junto ao seu corpo, devida a sua baixa variação de tensão, porém é necessária a utilização de um Módulo Amplificador de Sinais, neste caso, recomendado o Módulo HX711.

 

O QUE É UM STRAIN GAGE?

De forma direta, o Strain Gage é um sensor variável que varia a sua resistência sempre que a superfície a qual está conectado sobre alguma alteração física como, por exemplo, quando a superfície em teste é comprimida, esticada ou submetida a deformação nos processos de análise.

Comumente conhecido como Sensor tipo folha, devido a sua milimétrica espessura, o sensor Strain Gage apresenta extrema funcionalidade já que torna possível a estimativa do grau de tensão utilizado para estruturas de grande e pequeno porte, como por exemplo, a estrutura do Sensor de Peso para Arduino.

De forma geral, os sensores Strain Gages trabalham com a associação da ponte de wheatstone, um esquema de ligação que equilibra os sinais de todos os sensores em uso e através de um amplificador torna possível a verificação e conversão de valores para medidas métricas de peso como grama e quilograma.

Esquema de ligação com Ponte de Wheatstone:

TESTE PRÁTICO

 

Através deste vídeo desenvolvido pelo nosso parceiro WR Kits, podemos observar de forma simples e direta a funcionalidade e as principais características deste exclusivo projeto.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO TESTE:

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

Ao observarmos a ligação dos equipamentos descrita logo a baixo, podemos verificar uma das principais características da ponte de wheatstone que é a interligação de dois ou mais equipamentos resistivos com o fim de utilizar ambos os valores para um resultado final.

Internamente, os sensores de peso possuem seus Strain Gages que neste sistema elétrico possuem a capacidade de identificar a variação e a pressão exercida sobre suas bases metálicas e apresentar junto a janela de comunicação da IDE do Arduino estes valores obtidos.

Neste primeiro projetos vamos apensar verificar a variação do valor obtido pelo strain gage sem obtermos valores diretos de peso, os valores exibidos junto a janela de comunicação serão valores brutos e sujeitos a aprimoração do código para se tornarem valores do sistema de medida padrão de peso.

Para quem preferir, segue a baixo o esquema elétrico de ligação do referente projeto:

 

Categorias
Arduino
6 Número de Comentários
  • Moisés Coelho
    22 junho 2017 at 14:13
    Enviar Resposta

    Há um comentário do eng Wagner rambo , no vídeo, em que ele diz que iria deixar um link p projeto dde uma balança completa.

    Não consegui ver, identificar , aonde ele há este link p o projeto.

    Favor me direcionar a este link .

    Grato Moisés

  • Thiago
    12 outubro 2017 at 22:50
    Enviar Resposta

    Amigo Gostaria de saber como faço para somar a capacidade de carga dessas celulas para suportar ate 200kg.

    • Equipe Usinainfo
      17 outubro 2017 at 14:00
      Enviar Resposta

      Bom dia Thiago!
      Levando em consideração que cada célula de carga suporta 50kg, para suportar um peso de 200kg, você irá precisar de 4 células de carga distribuídas igualmente e com as devidas alterações no código e no esquema de ligação.

  • Vítor ZAncheta
    25 outubro 2017 at 11:37
    Enviar Resposta

    Gostaria de saber como faz para aparecer no programa o Peso (em kg) aplicado nos sensores.
    Grato Vítor.

    • Equipe Usinainfo
      26 outubro 2017 at 18:49
      Enviar Resposta

      Boa tarde Vitor ! Infelizmente não temos até o momento um projeto para a leitura do peso em kg, somente a variação do Strain Gage, para realizar tal processo necessita-se de algumas alterações na variável e adaptação do projeto.

      Att Equipe UsinaInfo

    Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados