Termômetro Infravermelho com Arduino

Fazer as coisas com Arduino é cada vez mais comum, com o passar do tempo e com a variedade de equipamentos capazes de executar as mais diversificadas funcionalidades, não...

Fazer as coisas com Arduino é cada vez mais comum, com o passar do tempo e com a variedade de equipamentos capazes de executar as mais diversificadas funcionalidades, não tem como não pensar em executar alguma tarefa e não pensar em como executar esta mesma tarefa utilizando um Arduino.

Para medir temperaturas este fato não poderia ser diferente, existem diversos equipamentos capazes de executar a medição de temperatura, é o caso dos famosos DHT11 e DHT22, capazes de medir temperatura e umidade dos mais diferenciados ambientes.

Porém, a imaginação pode ir ainda mais longe, desenvolvido com o intuito de medir temperaturas diretas sem a necessidade de um contato ou emissão direta de calor, o Sensor de Temperatura Infravermelho IR MLX90614 torna possível a medição de temperatura de superfícies sem a necessidade de proximidade ou toque.

Além de possuir esta exclusiva característica de medição de temperatura através de um sistema infravermelho, este equipamento ainda possui a capacidade de medir simultaneamente a temperatura de superfícies, a temperatura ambiente no local em que estiver instalado.

 

TESTE PRÁTICO

Neste vídeo, desenvolvido por um de nossos parceiros, você pode observar que o equipamento é preciso e de fácil utilização, porém algumas informações devem ficar esclarecidas quanto ao nível de sensibilidade do equipamento, por trabalhar com um sistema infravermelho, este equipamento possui algumas restrições quanto ao limite do feixe de luz e o objeto em análise.

A distância do corpo em análise e o Sensor de Temperatura não pode ser muito elevada, ou seja, como pode observar no vídeo os materiais são colocados próximos ao equipamento, porém sem variar diretamente a temperatura ambiente do espaço como se pode reparar.

 

PRODUTOS UTILIZADOS NO PROJETO:

 

MONTAGEM FÍSICA (HARDWARE)

A montagem física é simples e rápida, basta conectar os pinos do produto em seus respectivos pinos do Arduino através de uma conexão direta ou de uma protoboard, vale lembrar que é recomendada a soldagem dos pinos para uma melhor verificação e certificação de funcionamento.

 

FUNCIONAMENTO DO PROGRAMA (SOFTWARE)

Download do código de funcionamento: DOWNLOAD AQUI.

Com o auxílio da biblioteca “SparkFunMLX90614.h”, este código exemplo torna-se extremamente simplificado e de fácil utilização, podendo ser facilmente alterado seus valores de leitura de C (Celsius) para F (Fahrenheit) ou K (Kelvin), basta alterar sua variável de leitura, observe:

// --- Leitura em Celsius ---

void setup()

{

Serial.begin(9600);             //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate

therm.begin();                  //Inicializa sensor de temperatura infravermelho

therm.setUnit(TEMP_C);          //Seleciona temperatura em Celsius

}

ou

// --- Leitura em Fahrenheit ---

void setup()

{

Serial.begin(9600);             //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate

therm.begin();                  //Inicializa sensor de temperatura infravermelho

therm.setUnit(TEMP_F);          //Seleciona temperatura em Fahrenheit

}

ou

// --- Leitura em Kelvin ---

void setup()

{

Serial.begin(9600);             //Inicializa comunicação serial em 9600 de baud rate

therm.begin();                  //Inicializa sensor de temperatura infravermelho

therm.setUnit(TEMP_K);          //Seleciona temperatura em Kelvin

}

Vale lembrar que a velocidade de comunicação estabelecida é de 9600 baud rate e que o intervalo de leitura estabelecido é de 1,5s, caso deseje aumentar ou diminuir o tempo de leitura para assegurar maior precisão ao seu projeto, basta alterar o valor da variável delay com valores convertidos de segundos em milissegundos.

Todas as variáveis obtidas e sua respectiva descrição podem ser observadas junto ao monitor serial do seu programa Arduino, que tal incrementar o seu projeto e utilizar displays 7 segmentos, 16×2 e demais displays, para agregar ainda maior qualidade ao seu projeto, só não se esqueça de compartilhar conosco a sua experiência.

Categorias
Arduino
Um Comentário
  • Thauany Corrêa Martins
    31 outubro 2017 at 19:13
    Enviar Resposta

    Boa tarde,
    estou tentando compilar o código porém aparece a seguinte mensagem, teria como me auxiliar, baixei a biblioteca conforme tinha no arquivo.

    C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:63:18: warning: multi-character character constant [-Wmultichar]

    Serial.write(‘°’); // Degree Symbol

    ^

    In file included from C:\Users\Thauany\AppData\Local\Temp\Rar$DIa0.494\source_usCom12\source_usCom12.ino:25:0:

    C:\Users\Thauany\Documents\Arduino\libraries\SparkFun_MLX90614_Arduino_Library-master\src/SparkFunMLX90614.h:54:1: warning: ‘typedef’ was ignored in this declaration

    };

    ^

    • Equipe Usinainfo
      6 novembro 2017 at 11:58
      Enviar Resposta

      Bom dia! Verifique as alterações realizadas, conferindo os elementos correspondentes ás linhas 60 e 63 e não esqueça de instalar a biblioteca SparkFunMLX90614 antes de realizar a instalação do código junto ao Arduino.

    Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados