Sensor de Contagem – Chave Óptica para Encoder

Aplicação e funcionamento: O Sensor de Contagem é o dispositivo ideal pra você que precisa fazer medições utilizando um disco encoder, realizando a contagem das vezes que o disco...

Aplicação e funcionamento:

O Sensor de Contagem é o dispositivo ideal pra você que precisa fazer medições utilizando um disco encoder, realizando a contagem das vezes que o disco passa entre o sensor, determinando as distâncias e a velocidade de deslocamento por meio de programação.

O Sensor de Contagem é dispositivo simples, muito prático e de alta eficiência. Possui design compacto, trabalhando com um circuito integrado capaz de controlar os sensores e realizar as leituras, transformando os resultados obtidos em dados na forma digital. Funciona a partir de um feixe de luz imperceptível a visão humana que passa de um lado para o outro, sempre que o feixe for interrompido ele contará uma vez e assim sucessivamente.

A comunicação deste Sensor de Contagem é digital, ou seja, se houver algo interferindo o feixe de luz do sensor, ele irá interromper a corrente do pino de saída (OUT). Quando o sensor estiver em espera (sem nada interferindo) a saída deverá ser alta, ou seja, 5v. Este é o principio elétrico de funcionamento.

A seguir, estaremos conferindo o Sensor de Contagem em funcionamento juntamente com um motor, realizando a leitura da quantidade de voltas realizadas.

Teste Prático:

 

 

Produtos Utilizados:

arduino-uno-r3-original-italia_1

Arduino UNO R3 – ORIGINAL ITÁLIA

– Motor DC

Sensor de Contagem – Chave Óptica para Encoder

– Jumpers

 

 

Montagem Física:

A conexão é muito simples, basta alimentar o Sensor com 5V e conectar o pino OUT diretamente ao pino digital 2 do Arduino UNO, conforme a imagem abaixo:
esquema-sensor-de-contagem

 

Funcionamento do programa:

Neste experimento estaremos executando a contagem de voltas dadas pelo motor DC, nosso código estará fazendo a leitura da quantidade de vezes que a entrada analógica 2 será desligada e ligada novamente.
int sensor = 2;
int Nvoltas = 0;
 
void setup()
{
 Serial.begin(9600);
 Serial.println("Conta voltas"); 
 Serial.println("UsinaInfo"); 
}
 
 
void loop()
{
 if ( digitalRead(2)==1 )
 { 
 Nvoltas++;
 Serial.print(Nvoltas);
 }
}
Conclusões:

O produto é compacto e de fácil instalação já que possui furos para fixação, tem interface simples com grande funcionalidade. Este Sensor de Contagem não se fixa somente em discos encoder, pode ser utilizado para fins de curso, para sensores de contagem de pluviômetros, entre outros. O dispositivo é de alta qualidade, a placa é produzida com fibra de vidro aumentando sua resistência e conferindo um ótimo resultado estético.

Autor: Leonardo Dalla Porta

Categorias
Arduino
Um Comentário
  • Rogério
    30 maio 2017 at 04:25
    Enviar Resposta

    Ola meu nome é Rogério Neves.
    Eu preciso de um sensor desse !
    Entre em contato no meu Wats 67999310681
    Desde ja agradeço obg.

  • Enviar Resposta

    *

    *

    Sobre nós

    Hoje a Usinainfo é um dos maiores ecommerces de Ferramentas, Peças para Eletrônica, Componentes Eletrônicos, Sensores e Arduino do Brasil, contando com uma grande diversidade de produtos na linha de eletrônica.

    Sugestões

    Artigos Relacionados